Setecidades Titulo Doações
São Caetano arrecada 11 toneladas de alimentos

Inaugurado em 25 de outubro do ano passado, banco municipal beneficia 2.500 pessoas carentes

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/01/2020 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de São Caetano celebra a marca de 11 toneladas de produtos arrecadados pelo banco de alimentos municipal no período de 40 dias. Desde que foi inaugurada, em 25 de outubro do ano passado, a unidade repassa os itens captados a 40 entidades assistenciais, que atendem cerca de 2.500 pessoas carentes.

Conforme a administração, nestes 40 dias de atuação, foram recebidos 11.043 quilos de alimentos secos (arroz, feijão e semelhantes), frutas, verduras e legumes, além de produtos de limpeza. Também foram captados 150 quilos de ração animal. O material é repassado às instituições com fins sociais devidamente cadastradas.

“São números absolutamente expressivos. Quem ganha com isso é a população de São Caetano”, considera o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). Ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio, ele realizou visita técnica ao espaço – localizado na Rua Nazaret, 181, no bairro Barcelona – na manhã de ontem.

Para a coordenadora do banco de alimentos Graziela Germani, os números são resultado de trabalho realizado antes mesmo da inauguração do serviço. “Visitamos empresas, possíveis doadores e entidades. Quando a operação começou de fato, ou seja, quando estávamos prontos para receber os produtos, já tínhamos várias possibilidades e caminhos abertos. Por isso os resultados surgiram de imediato”, acredita. Os produtos arrecadados até então vieram de seis doadores.

Devido à boa aceitação do serviço na cidade, não estão descartadas expansões. “Nosso objetivo inicial é estabelecermos um fluxo, compreendermos a frequência de doações e distribuição, enfim, equilibrarmos toda a operação, para, num próximo momento, pensarmos outros degraus”, observa Graziela. A unidade conta atualmente com oito funcionários e, a partir de fevereiro, passará a ter quatro estagiários.

O banco de alimentos recebe itens perecíveis (frutas, legumes e verduras), não perecíveis, que são os ensacados (açúcar, arroz, feijão etc) e enlatados (milho, ervilha, atum etc). A unidade cadastra atacadistas, varejistas e feiras livres de São Caetano e de outras cidades da Região Metropolitana como possíveis doadores. Para retirar os alimentos, a Prefeitura adquiriu um VUC (Veículo Urbano de Carga) refrigerado e, para doações de outros produtos, uma van de carga.

São aceitos alimentos que estejam em perfeitas condições de consumo, dos pontos de vista nutricional e sanitário, não sendo aceitos doações em dinheiro, produtos vencidos ou pratos prontos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;