Economia Titulo Às vésperas do Natal
Dinheiro do 13º lota o comércio

Com 2ª parcela do abono no bolso, consumidor foi às compras no último fim de semana antes do Natal

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
22/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


No último fim de semana antes do Natal, milhares de pessoas lotaram as ruas de comércios e shoppings do Grande ABC para garantir os presentes de última hora. Por mais que o movimento fosse grande, ninguém reclamou. O pagamento da segunda parcela do 13º salário, na sexta-feira, foi um dos motivos alegados por quem encarou a superlotação. Também teve gente que alegou falta de tempo e desorganização nos horários e expectativa por possíveis promoções em lojas. Alguns, entretanto, estavam cientes de que a correria pode atrapalhar o planejamento financeiro.

Em Diadema, nas do Centro, o metalúrgico Valter Martins, 44, foi um dos que esperou o dinheiro do abono de Natal para garantir os presentes da mulher, a auxiliar de enfermagem, Juliana, 41, e para seus dois filhos, André Lucas e Beatriz. “A primeira parcela deixei reservada para pagar as contas atrasadas. Agora com a segunda (parcela), que recebi ontem (sexta-feira), consigo destinar aos presentes”, destaca,

Já no caso do publicitário, Gustavo Amaro, 32, a rotina agitada e o acúmulo de trabalho, contribuíram para que ele não conseguisse comprar os presentes com antecedência. Mas promete que no próximo ano será diferente. “Deixamos tudo para última hora e com isso, atrapalha nosso controle financeiro”. Sua mulher e veterinária, Janaina Amaro, 28, concorda com o marido. “Até tentamos comparar os preços entre lojas e buscar o melhor valor, mas, mesmo assim, o gasto pode ser alto”, lamenta.

No calçadão da Oliveira Lima e no Grand Plaza Shopping, em Santo André, o fluxo de pessoas também foi intenso, principalmente, em busca de oportunidades e descontos, como no caso da autônoma Caroline de Almeida, 30. Ela confessa que visitou os dois locais da cidade, mas não se sentiu motivada com os preços. “Estou à procura de sapatos para presentear minha mãe e minhas tias, mas não achei nenhum lugar com preço melhor. De fato, os valores são os mesmos”, destaca.

A aposentada Antônia Bartira, 62, e o marido, Francisco Bartira, 65, optaram em comprar itens mais em conta. “Todo ano separamos dinheiro para presentear nossos netos e crianças. Como nossa família é grande, não vamos comprar presentes tão caros, mas também, não deixaremos passar em branco”, afirma Antônia.

Lojistas apostam em alta nas vendas de 15% até terça-feira

Com lotação em shopping e comércios de rua durante todo o dia, a expectativa de vendas ainda é alta, pelo menos até terça-feira, véspera do Natal. Segundo funcionários dos estabelecimentos, o movimento nesta semana teve aumento em 15% na comparação com o início do mês.

Apesar de o crescimento, alguns lojistas ficaram frustados com as vendas. “Esperava que fosse de 30% a 40%. Mas acho que está melhor do que o ano passado”, destaca a gerente de uma loja de roupas, Sâmia Alves.

Já em uma loja de acessórios femininos, os eventos de amigo-secreto e happy hour, colaboraram para a alta das vendas. “Acho que as pessoas estão mais à procura de uma lembrança, do que um presente nesses eventos”, comenta a caixa, Elisângela Ramos, 35.

Para atrair clientes, a estratégia adotada pela gerente Carla Munhoz, 38, de loja de roupas infantis, foi oferecer descontos de 5% em compras à vista. “É atrativo, querendo ou não, quem recebeu as parcelas do 13° salário, não quer colocar as compras no crédito, então oferecemos esse diferencial”, afirma

Em novembro, a loja oferecia esse desconto apenas para pagamentos feito em dinheiro e em dezembro, estendeu a promoção também para cartão de débito. “A maioria das compras acabou sendo pelo cartão de débito, deixando de lado o crédito”, ressalta a gerente.

O advogado Roberto Bastos, 42, planejou com a mulher, Silvia Rodrigues, 39, que os presentes caros ficaria para “os familiares mais próximos” e as lembranças para “os parentes um pouco mais distantes”. “Tentamos encaixar todos os presentes em nosso orçamento, inclusive, buscar pagar tudo à vista, assim, não estendemos dívidas para 2020”, destaca. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;