Internacional Titulo
Secretário dos EUA enfrenta oposição russa
Por Da AFP
23/04/2007 | 10:55
Compartilhar notícia


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, chegou nesta segunda-feira a Moscou com a esperança de vencer a oposição russa a um escudo antimísseis na Europa central. Porém, já enfrentou a contrariedade do colega russo, Anatoli Serdiukov, que qualificou o mesmo de "fator de desestabilização".

"Nós consideramos que o sistema de defesa antimísseis estratégico é um grave fator de desestabilização que pode ter uma influência considerável sobre a segurança regional e mundial", declarou Serdiukov após um encontro com Gates na capital russa.

Robert Gates ainda se encontrará com o presidente Vladimir Putin e o primeiro vice-premiê, Serguei Ivanov.

O Pentágono deseja instalar na Polônia um silo de lançamento de dez mísseis e um radar na República Tcheca. Durante a Guerra Fria, há apenas 20 anos, estes dois países, próximos ao território russo, estavam sob influência russa.

Moscou alega que os projetos poderiam desencadear tensões e uma corrida armamentista.

Esta questão também divide os aliados dos Estados Unidos. A Alemanha pediu ao governo americano que tranqüilize os russos, enquanto Polônia e República Tcheca afirmam que a Rússia não deve interferir.

Antes da visita de Gates, as autoridades americanas prepararam várias propostas destinadas a acalmar as dúvidas russas explicaram os funcionários que acompanham o secretário de Defesa.

"Partimos do princípio de uma série de assuntos a respeito dos quais poderemos falar com a Rússia, e isso inclui compartilhar informações e potencialmente tecnologia", havia afirmado um alto funcionário que acompanha Gates.

Os Estados Unidos afirmam que os atuais sistemas de defesa devem ser ampliados para enfrentar potenciais ataques procedentes de Estados como o Irã e a Coréia do Norte, e que o projeto de escudo não está dirigido contra a Rússia.

"Espero que pelo menos tenhamos uma resposta preliminar dos russos. Porém, não acredito que tenham tempo de realizar todas as análises necessárias para dar uma resposta definitiva", acrescentou a mesma fonte.

Na semana passada, o primeiro vice-premiê russo, Serguei Ivanov, descartou a idéia de cooperação com os Estados Unidos nos sistemas de defesa antimísseis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;