Internacional Titulo
Coréia do Sul minimiza acusações sobre usina nuclear no Norte
Da AFP
21/07/2003 | 08:36
Compartilhar notícia


O presidente da Coréia do Sul, Roh Moo Hyun, minimizou esta segunda-feira as informações relativas à construção pelo regime norte-coreano de uma usina para produzir plutônio de uso militar. "São informações pouco claras e sem fundamentos que podem afetar nossa economia", declarou Moo Hyun durante um encontro com assessores próximos.

Esta declaração constitui uma resposta às afirmações publicadas no domingo pelo jornal The New York Times, segundo as quais teriam sido detectadas perto da fronteira com a Coréia do Norte níveis elevados de cripton 85, gás proveniente de combustíveis usados que podem ser transformados em plutônio.

O jornal, citando autoridades americanas e asiáticas que tiveram acesso a informações recentes, destaca que este gás seria de um reator secreto escondido em algum lugar das montanhas. As análises mostram que o fenômeno não pode ser provocado pelo reator de Yongbyon, segundo o diário americano.

O ministro adjunto das Relações Exteriores sul-coreano, Lee Soo Hyuck, declarou que estas informações se baseiam em suposições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;