Política Titulo Após impasse
Câmara de Mauá prevê votar a LDO no dia 13

Medida já teve aval das comissões de Justiça e de Finanças; audiência pública será no dia 7

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
31/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após impasse envolvendo a rejeição inédita do projeto, a Câmara de Mauá, enfim, estima votar novamente a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2020 na sessão do dia 13 de agosto.

A data é previsão extraoficial da casa, já que a tendência é a de que a medida seja apreciada na sessão subsequente à realização da audiência pública, passo obrigatório antes da votação. A audiência está marcada para o dia 7, às 10h.

O Legislativo mauaense informou ao Diário que a LDO já possui aval das comissões de Justiça e Redação e de Finanças, que deram aval ao projeto.

A polêmica envolvendo a medida, que é espécie de prévia da peça orçamentária anual, se deu no fim de junho, quando a casa rejeitou a LDO de forma inédita em retaliação política a uma nomeação feita pelo governo da prefeita Alaíde Damo (MDB). A contratação de José Francisco Jacinto, o Icão, para o posto de secretário adjunto de Governo – espécie de articulador político – causou ciumeira entre alguns parlamentares. Icão foi chefe de gabinete do hoje governista Chiquinho do Zaíra (Avante). Após o episódio, Icão foi exonerado do posto e realocado em outro cargo na Secretaria de Saúde.

O movimento, porém, teve efeito colateral na própria casa, que, por lei, não pode sair de recesso sem votar o projeto. Como a medida havia sido derrubada, em ação liderada pelo presidente do legislativo, Vanderley Cavalcante da Silva, o Neycar (SD), o texto teve de passar por pequenas alterações para voltar ao plenário. Também foi preciso refazer todo o percurso burocrático de tramitação, como aguardar aval das comissões e o agendamento da audiência pública para coletar sugestões da população. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;