Internacional Titulo
Cubanos exigem retorno de menino resgatado no mar
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 09:16
Compartilhar notícia


O presidente Fidel Castro mobilizou milhares de crianças, jovens e adultos que fizeram demonstraçoes nas ruas de Havana exigindo a repatriaçao do menino Elián González, segunda-feira, a 100 m da Seçao de Interesses dos Estados Unidos, em Havana.

Muitos vestiam camisetas que traziam impresso o rosto de Elián, resgatado no dia 25 de novembro das águas, na costa de Miami, depois que a embarcaçao que o levava, junto com a mae, naufragou. A mae do menino morreu durante a travessia e o garoto se salvou segurando-se a um pneu até ser resgatado pela guarda costeira dos Estados Unidos.

Fidel convocou segunda-feira de madrugada os compatriotas a realizar atos de protesto contra os Estados Unidos.

``O destino de Elián é incerto', disse Fidel ao aludir o menino. ' O que se inicia hoje é a segunda etapa da batalha de massas', acrescentou o presidente cubano, lembrando a primeira fase dos protestos ocorrida no dia 10 de dezembro, com a participaçao de 2 milhoes de cubanos em todo o país pelo retorno do menino.

Cuba exige que Elián seja devolvido a seu pai, que vive na pequena ilha. Os familiares do menino em Miami dizem que podem lhe oferecer uma vida melhor nos Estados Unidos.

O pai, Juan Miguel González, informou que sua esposa nao tinha sua permissao para levar o filho de Cuba, e que ele pertence à sua pátria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;