Nacional Titulo
PR: 2 fugas em 24 horas do centro de triagem Evandro Fadel
Por Do Diário do Grande ABC
10/08/1999 | 18:09
Compartilhar notícia


Duas fugas em 24 horas do Centro de Triagem, Vigilância e Captura da Polícia Civil do Paraná, instalado na Vila Izabel, em Curitiba, provocaram a saída do delegado Newton Costa. Com capacidade para 96 presos, o mini-presídio, como é chamado, tinha na tarde dessa segunda-feira (9)138 detentos. Os moradores da regiao estao pedindo a desativaçao do Centro de Triagem, alegando que, além das fugas, há muita baderna numa área onde estudam cerca de 6 mil crianças.

A primeira fuga aconteceu na madrugada dessa segunda-feira, quando 16 detentos da Ala A cavaram, durante a noite, um buraco na parede e saíram em um banheiro desativado. Eles nao tiveram dificuldades para escapar removendo parte do telhado. Os policiais foram alertados pelo cachorro, que fica no canil, mas nao conseguiram impedir a fuga.

A segunda fuga aconteceu na madrugada desta terça-feira na Ala B. Os presos arrebentaram um cadeado e tiveram acesso à trava da porta. Com ela fizeram um buraco na parede e 11 escaparam. A Polícia Militar foi chamada por uma vizinha do Centro de Triagem. O prédio foi construído para ser uma delegacia de menores, mas passou para Furto e Roubos de Veículos e, recentemente, foi transformado em Centro de Triagem.

Em conseqüência das fugas, o delegado Newton Costa foi substituído nesta terça-feira por Paulo Silveira. "A Secretaria de Segurança Pública liberou verbas para as reformas que já estao sendo feitas", disse o novo delegado. A Polícia Civil também assinou nesta terça-feira um convênio para que a Polícia Militar faça a guarda externa do local. Além disso, duas equipes de policiais civis serao deslocadas todas as noites de outras delegacias para ajudar na segurança.

O delegado-chefe da Divisao de Investigaçoes, Marco Antônio Lagana, disse que os moradores têm razao em fazer seus protestos. "A reclamaçao é justa e compete a nós melhorarmos a segurança", afirmou. Os moradores da Vila Izabel estao colocando faixas nas ruas pedindo a saída do Centro de Triagem. Eles se reúnem na quinta-feira(12) à noite, quando vao analisar a possibilidade de passeatas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;