Cultura & Lazer Titulo
São Caetano discute o teatro contemporâneo
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje à noite a programação do "Cena de Teatro - Festival de Teatro de São Caetano", promovido pela Fundação das Artes. Até o dia 17, apresentações, debates, bate-papos e oficinas integram o calendário. Em sua 10ª edição, o evento pretende discutir sobre estética no teatro contemporâneo.

As atividades serão realizadas nos teatros Santos Dumont e Timochenco Wehbi (este dentro da Fundação das Artes), e na Praça do Estudante. Todas são gratuitas.

Abrindo o evento, às 21h, quem entra em cena é o grupo Lume Teatro, que apresenta "La Scarpetta". No palco, o palhaço Teotônio desenvolve enredo montado através dos seus números de magia, equilibrismo e música. Amanhã, a Cia Tablado de Arruar, na Praça do Estudante, apresenta Helena Pede Perdão e É Esbofeteada, que mistura Bertolt Brecht e o novelista Manoel Carlos, numa trama sobre quatro pessoas que se encontram na casa de uma Helena falida para realizar atos de terrorismo de cunho político.

O destaque fica por conta de "Prêt-À-Porter Coletânea 2", encenado sábado, às 20h, no Teatro Timochenco Wehbi. Com o CPT (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc-SP), a peça apresenta colagens dos 12 anos do projeto Pret-À-Porter, realização do CPT com coordenação de Antunes Filho.

A proposta nasceu como exercício cênico, em que dois atores utilizam procedimentos técnicos de Antunes, misturando à composição da cena suas próprias sensibilidade, imaginação e intuição.

Amanhã, dia anterior à apresentação, o documentário O Teatro Segundo Antunes Filho seguido de debate com integrantes da CPT, no mesmo local, já abre a discussão da estética antuniana.

Espetáculo cênico e musical com a Banda Hamlet encerra o festival, dia 17, no Teatro Santos Dumont. Autodenominado formação de "músicos/atores mortos-vivos", o conjunto é formado por oito integrantes de coletivos teatrais paulistanos, que ressucitam para tocar o último show e recontar, musicalmente, o seu fim, percorrendo a trajetória do famoso personagem de Shakespeare.

BATE-PAPOS - Recheando os debates e peças teatrais, série de bate-papos com ênfase no ofício teatral na contemporaneidade compõem o projeto. Dia 11, às 20h, a discussão é sobre processos e criação de três grupos de teatro: a Cia Du Mirulindu, a Cia TEMT e o Grupo SIM. No dia 12, às 15h, o papo é sobre o funcionamento do processo criativo realizado em Pontos de Cultura. "O Que é Que Tem na Sopa do Nenê?", tema da conversa do dia 13, às 15h, fala sobre a formação do ator e a pesquisa em teatro na região. Improvisação surge no quinto bate-papo, dia 15, às 19h, com foco na metodologia do encenador britânico Keith Johnstone. Fechando, dia 16, às 20h, Nydia Licia fala sobre teatro brasileiro.

Todas os bate-papos ocorrem no Timochenco.

Destaques

Peça ‘La Scarpetta'. Hoje, às 21h. No Teatro Santos Dumont.

Peça ‘Helena Pede Perdão e É Esbofeteada'. Amanhã, às 16h. Na Praça do Estudante.

Debate ‘Trajetória e Intervenção'. Amanhã, às 17h30. No Teatro Santos Dumont.

Documentário ‘O Teatro Segundo Antunes Filho' e Debate com o CPT (Centro de Pesquisa Teatral). Amanhã, às 20h. No Teatro Timochenco Wehbi.

Peça ‘Oxe, Viximaria, Oxente!'. Sábado, às 14h. No Teatro Timochenco Wehbi.

Peça ‘Prêt-À-Porter Coletânea'. Sábado, às 20h. No Teatro Timochenco Wehbi.

Peça ‘Sim - Só Improviso Mesmo'. Domingo, às 14h. No Teatro Timochenco Wehbi.

Peça ‘Primeiros Encontros'. Domingo, às 19h. No Teatro Timochenco Wehbi.

Peça ‘Caderno da Morte'. Dia 14, às 20h. No Teatro Santos Dumont.

Debate ‘Teatralidades - Os Fundamentos da Cena'. Dia 17, às 18h30. No Timochenco Wehbi.

Show da Banda Hamlet. Dia 17, à 0h. No Teatro Santos Dumont.

Endereços: Teatro Timochenco Wehbi - Rua Visconde de Inhaúma, 730. Teatro Santos Dumont - Avenida Goiás, 1.111. Praça do Estudante - Avenida Goiás, alt. nº 600. Mais informações: tel.: 4238-3030 e www.fascs.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;