Cena Política Titulo
Martinha é indicado ao alto escalão de França
Fábio Martins
05/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O nome do Grande ABC para integrar o alto escalão da gestão de Márcio França (PSB) à frente no governo de São Paulo – assume amanhã o Palácio dos Bandeirantes – tende a ser Cícero Martinha (SD), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e dirigente da executiva municipal do Solidariedade. O vice-governador já assegurou, em recente entrevista publicada pelo Diário, que a região terá representatividade em seu futuro secretariado. A informação é que, após acordo prévio com França, o mandatário nacional do SD, Paulinho da Força, indicou Martinha, um de seus principais aliados, para compor o time do iminente governador, como titular da Pasta de Emprego e Relações do Trabalho, substituindo José Luiz Ribeiro – também do SD, mas que vai se desincompatibilizar do cargo para disputar vaga de deputado federal. A formalização do acerto administrativo deve acontecer na semana que vem.

BASTIDORES

Dobrada
Thiago Auricchio, filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e recém-filiado ao PR, já decidiu que será candidato a deputado estadual em outubro. Depois de vencer a resistência do pai, que gostaria de vê-lo consolidar carreira de advogado, o jovem de 24 anos (à direita) acentuou a participação em eventos públicos, não apenas na cidade em que tem domicílio eleitoral. Assessor do deputado federal Alex Manente (à esquerda), líder do PPS na Câmara, ele será um dos nomes a dobrar com o popular-socialista no Grande ABC.

Arestas aparadas
Depois de um tempo afastados, especialmente por causa de divergências relacionadas à escolha do candidato do PSDB à sucessão do governador Geraldo Alckmin, os prefeitos tucanos das três principais cidades da região já conseguem dialogar. Em recente visita a Santo André, o são-bernardense Orlando Morando conversou longamente com o são-caetanense José Auricchio Júnior e, na sequência, foi jantar em conhecido restaurante da cidade com o anfitrião Paulo Serra. O papo foi tão produtivo que, segundo fonte bem informada, já iniciaram a construção do processo de sucessão de Morando à frente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O comando da entidade, em 2019, deve ser exercido pelo andreense, atual vice.

Bancando a permanência
O vice-prefeito de São Caetano, Beto Vidoski (PSDB), é quem estaria bancando a permanência do titular da Pasta de Cultura e correligionário, João Manoel da Costa Neto, diante do desgaste político do colega no Paço. Como pano de fundo estaria o fato de que teria partido do próprio número dois o convite para o famigerado cruzeiro, promovido por uma rádio da Capital – e realizado na data da conferência de Cultura, da qual ele se ausentou. A informação sobre a viagem, no entanto, não foi confirmada.

Possível troca
Comentários que circulam nos corredores do Parque do Paço, em Diadema, é que a ex-vereadora Cida Ferreira (MDB) pode substituir Atevaldo Leitão (PSDB) na chefia da Secretaria de Segurança Alimentar – o tucano teria colocado o cargo à disposição depois de ser intimado pelo prefeito Lauro Michels (PV), que cobra saída do governo ou do partido, hoje comandado por desafetos políticos. Cabe lembrar que Cida foi candidata a vice na chapa de Vaguinho do Conselho (PRB), adversário direto de Lauro na eleição municipal de 2016.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;