Cultura & Lazer Titulo Luto
Fim de cena para o eterno galã

Oswaldo Loureiro esteve no elenco de grandes clássicos; velório e cremação foram em São Bernardo

Por Vinícius Castelli
04/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Quem assistiu a novelas como Roque Santeiro (1985) e Que Rei Sou Eu? (1989), para citar apenas algumas, certamente se lembra do ator Oswaldo Loureiro. O artista e diretor carioca morreu na madrugada de ontem, em São Paulo, aos 85 anos, vítima de uma parada cardíaca. Casado com Madalena Loureiro, ele deixa filhos e netos.

O velório contou com as presenças de pouco mais de 50 pessoas, entre amigos e parentes, e aconteceu no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo – por causa da proximidade com hospital da Capital, onde estava sendo cuidado. O corpo foi cremado por volta das 17h. “Ele já não estava bem, estava internado e também tinha certa idade”, explicou ao Diário a neta do artista, Carolina Loureiro.

Nascido em 1932, o ator, que sofria de Alzheimer, estava longe das atividades artísticas desde 2011. Ao longo da carreira, Oswaldo participou de trabalhos no teatro, televisão e cinema. Nos palcos, começou nos anos 1950 e atuou em mais de 140 peças no total. Vestido de Noiva, encenada nos anos 1950, de Nelson Rodrigues, é um dos destaques de sua carreira extensa.

Para as telonas deixou legado significativo também. Entre os longas que participou – foram mais de 30 – estão O Beijo no Asfalto (1981), Se Segura, Malandro! (1978), O Homem Nu (1968) e Manaus, Glória de uma Época (1963). Mas sua estreia foi em O Brasileiro João de Souza, de 1943.

Nas telinhas foram mais de 35 novelas, fora os seriados e telefilmes. Entre as mais famosas estão Que Rei Sou Eu?, em que vivia Gaston Marny, o conselheiro das armas da rainha, e Roque Santeiro, onde era Aparício Limeira (Navalhada). Seu último trabalho em novela foi em 2005, quando interpretou o personagem Boaventura, um deputado, em A Lua Me Disse. Ele está no ar atualmente no Vale A Pena Ver de Novo, em Celebridade (2003), da Globo. (com agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;