Cultura & Lazer Titulo
Samba, suor e sangue bom em CD de Luciana Mello
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
23/07/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Na veia da nêga corre sangue bom, corre som, ritmo, batida. Nêga. Simples assim foi batizado o quinto CD da carreira da cantora Luciana Mello (S de Samba, R$ 20, em média).

Após a temporada de L.M., quarto disco da intérprete de 28 anos, foram três longos anos de pesquisa de repertório. Recém-lançado, o disco, diferente dos últimos – produzidos pela Universal Music –, sai pela gravadora S de Samba, dirigida pelo irmão de Luciana, Jair Oliveira, ambos filhos do cantor Jair Rodrigues.

Jair (o Oliveira) assina também algumas composições presentes no repertório de 14 canções.

O novo álbum indica o amadurecimento da cantora com uma mescla de sambas, baladas e influências da black music, como soul, groove e rap. A cultura black, aliás, está presente também nos figurinos dos shows e no ensaio fotográfico do encarte feito pelo marido da cantora, o fotógrafo Ike Levy.

Na Veia da Nêga abre o álbum. A faixa dançante conta com a participação especial de Gabriel, O Pensador. O músico recebeu um trecho já gravado da música que empresta o tema para o título do CD e completou-a com um rap.

Outro destaque de Nêga é Rosas e Mel, composição de Jair Oliveira: “Eu quero cantar/ Pra ver o que é que dá porque/ Ainda bem que cantar faz bem”. A canção consegue traduzir a espírito de leveza, romantismo e liberdade presente em todo CD. Liberdade essa conquistada por meio da produção independente.

Entre as seletas escolhas da filha de Jair Rodrigues ainda estão Galho do Cajueiro, antigo sucesso na voz de Wilson Simonal, e Lágrimas de Diamante, composta por Paulinho Moska.

Edu Tedeschi, Tião Motorista, Lupa Mabuze, Thales, Alexandre Grooves, Claudio Lins, Dudu Falcão, Filipe Trielli, Diego Guimarães e Dimi Kireeff assinam as outras faixas.

Surpresa para os fãs: Luciana fecha o disco com um novo arranjo para Only You, clássico de Ande Rand e Buck Ram.

SHOW GRATUITO

Amanhã, às 22h40, a TV Cultura apresenta o programa Sr. Brasil, com participação especial de Luciana Mello e Jair Rodrigues.

O apresentador Rolando Boldrin recebe também Cida Moreira, Vitor Lopes e o grupo Chorando as Pitangas.

Acompanhados pelos músicos Eric Budney, Paulo Dafilin e Márcio Forte, pai e filha interpretam Esquina do Brasil, de Evaldo Gouveia e Fausto Nilo, Terra Seca, de Ary Barroso e Galho do Cajueiro, de Tião Motorista.

Nesta terça-feira também, às 19h, a Fnac Paulista recebe Luciana para um pocket show de divulgação de Nêga. A apresentação é gratuita e as senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência na própria Fnac.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;