Cultura & Lazer Titulo
Com Angelina Jolie, 'O Procurado' é ação acima da média
Por Carla Navarrete
Do Diário OnLine
22/08/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Wesley é um jovem de 25 anos que se encontra totalmente apático em relação à sua existência. Criado pela mãe (o pai os abandonou assim que ele nasceu), tem um emprego medíocre como gerente contábil de uma empresa, uma chefe mala, um apartamento com péssima localização e uma namorada que o trai com seu melhor amigo. Para piorar, ele sofre de ataques de ansiedade, apesar de sua vida não ter nenhuma emoção. Mas, como tudo é possível em Hollywood, sua rotina vai mudar drasticamente.

Esse é a trama inicial de "O Procurado", que estréia nesta sexta-feira nos cinemas de São Paulo e da região (veja o trailer). Baseado nos quadrinhos de Mark Millar e J. G. Jones, o filme tem todos os elementos para agradar aos fãs dos filmes de ação: muita violência, efeitos especiais de última geração, edição parecida com a dos videoclipes, uma trama totalmente inverossímil e diálogos com sacadas espertinhas. Além disso, conta com um fator extra: Angelina Jolie.

Voltando à história, Wesley (James McAvoy, de "O Último Rei da Escócia" e "Desejo e Reparação") descobre que seu pai que desapareceu no mundo pertencia a um grupo de assassinos chamado "Fraternidade", e que ele foi morto por um dissidente que só o próprio rapaz poderá eliminar. Fica sabendo ainda que suas crises de ansiedade na verdade acontecem por causa de uma capacidade que ele possui de acertar alvos praticamente impossíveis, como as asas de uma mosca.

Assim, ele é introduzido por ‘La Jolie' (no papel da descolada Fox) e pelo chefe da gangue, vivido por Morgan Freeman, no mundo dos superassassinos, que na trama não são tão maus quanto parecem. Na verdade, os membros da "Fraternidade" só matam pessoas cujos nomes são indicados por uma máquina de tear, que funciona como uma espécie de oráculo. Eles acreditam piamente que suas vítimas são mortas por um bem maior, sob o lema de: "matar um, salvar milhares".

Para vingar seu pai, Wesley aprende a lidar com armas e facas, a correr por cima de trens e tudo o que um assassino de primeira categoria faz. Aprende até a arte de disparar tiros com desvios. E mesmo depois de ser nocauteado e baleado até acabar em frangalhos, ainda consegue ficar novinho em folha para o dia seguinte.

Apesar de soar forçado, "O Procurado" é daqueles filmes de ação que podem agradar mesmo quem torce o nariz para esse tipo de história. Dirigido por Timur Bekmambetov, o longa ainda acrescenta novidades ao gênero, como as cenas em que a câmera segue o percurso de uma bala de trás para frente. E, pelo visto, vem mais futuramente: a boa bilheteria lá fora fez com que já começassem as negociações para uma seqüência em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;