Memória Titulo
O operador da Recap que assinou o ‘News Seller'

Oscar Toledo de Castro era solteiro e lembra bem que o News Seller, antecessor do Diário, era entregue gratuitamente aos domingos

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Oscar Toledo de Castro era solteiro e lembra bem que o News Seller, antecessor do Diário, era entregue gratuitamente aos domingos antes da fase das assinaturas.

A Refinaria União, hoje Recap, de Capuava e do sistema Petrobras, trouxe Oscar a Santo André, em setembro de 1958. Começou a trabalhar na refinaria em 1º de outubro como operador, aposentando-se pela empresa em 1984, na função de técnico de serviços.

E se durante todo esse tempo de Petrobras nunca deixou de ler e assinar o Diário, a partir da aposentadoria Oscar dedica-se a uma leitura minuciosa do jornal, da primeira à última página. Gosta das notícias regionais, da parte política, econômica e cultural. Considera um jornal bem informativo, com boas reportagens.

"O Diário é ótimo como jornal regional. Admiro os jornais regionais. Gosto da Tribuna de Santos. O nosso (Diário) é melhor, pela proximidade com a Capital. E é eclético. Aborda todos os assuntos. A concorrência, quando cita o Grande ABC, é apenas para falar de desgraça. O Diário vai além", analisa Oscar.



EM PÍLULAS
1 - Quando Oscar Toledo de Castro chegou a Santo André ainda havia bebedouros para animais na estação, o que era uma novidade para ele.
2 - Seu primeiro endereço em Santo André foi a pensão da Dona Lourdes, que ficava próxima à biquinha da Luiz Pinto Flaquer. Ali conheceu o locutor Luiz Lombardi, então atuando na Rádio Emissora BC. Lombardi era outro freguês dos almoços da pensão.
Oscar Toledo de Castro nasceu em Santos, em 14 de março de 1938. Casado com Maria Rosa, tem quatro filhos: Alexandre, engenheiro-mecânico; Cristina e Beatriz, ambas da escola de inglês Fluency; e Fernando, que trabalha com informática. Cristina também é assinante do Diário. Oscar e Maria Rosa têm seis netos.

ASSINANTES PIONEIROS
Memória quer descobrir quem são os mais antigos assinantes do Diário. Prezado assinante: escreva para nós, telefone, envie mensagens eletrônicas. Toda informação será aceita e catalogada. E a sua história contada aqui em Memória.

Teatro

A história do Teatro no Grande ABC ganha um vídeo cujo lançamento será hoje, às 20h, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano, com entrada grátis. Endereço: Avenida Goiás, 1.111, São Caetano. Informações: 4238-3030 (Fundação das Artes).

O vídeo traz o depoimento de artistas da região sobre suas produções entre os anos 1950 e 1980. A iniciativa é da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), por meio do Núcleo de Pesquisas e Laboratório de Produções Midiáticas.

1919 - Palmira Martins Toldo nasce em Portugal, na localidade de Quinta de Pero Martins. Com 16 anos, chega ao Brasil. Reside na Mooca. Conhece Ettore Toldo, italiano, mestre de obras. Casam-se e têm cinco filhos: Augusto, Alberto, Alceu, Armando e Angelo. Em 1951, estabelecem residência em São Bernardo, constituindo a empresa de materiais de construção Ettore Toldo, na Vila Mussolini, Rudge Ramos.

1969 - Humaitá 1, Vila Bela 0. Com gol de João Carlos, após belo passe de Chicão, é inaugurado o Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Uma história de 40 anos, relembrada por Eduardo, da Equipe 5 Cabeleireiros, há 34 anos em Santo André. Uma lembrança que virou pauta e que será trazida em detalhes aqui em Memória, graças ao nosso leitor, assinante do Diário há mais de 20 anos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 14 de dezembro de 1979

Manchete - Tanqueiros aceitam novo frete e greve deve terminar hoje; petróleo aumenta 33% antes da Opep se reunir; corrida para encher os tanques.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Jundiaí, elevado a município em 14 de dezembro de 1655; o nome significa "rio do bagre" (jundiá = bagre; y = rio).

Caieiras, município desde 1959; o nome significa "fábrica de cal".

HOJE

Dia do Ministério Público e Dia Nacional da Ópera.

SANTOS DO DIA
Agnelo, Espiridião e João da Cruz.

ALMANAQUE
Salvador Bento
Nascimento: Tabapuã (SP), 14 de dezembro de 1945.
Vereador: 1991 e 1992.
Partido: PT.
Veio para Santo André em 1961. Aposentou-se na Volkswagen depois de 20 anos de trabalho na empresa. Pertence à comunidade do Jardim Ana Maria. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;