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Hyundai faz cerimônia em Piracicaba
Wagner Oliveira
Enviado a Piracicaba
26/02/2011 | 07:30
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Piracicaba viveu um dia de festa ontem. Com a presença de altos executivos e do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a Hyundai Motor Company fez a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica, que já está em fase de alvenaria no interior paulista.

Sobre a dívida com o Fisco federal em que a montadora coreana tem seu nome envolvido, nenhuma explicação foi dada. "Essa dívida é da Asia Motors e não nos pertence", limitou-se a dizer Han Chang Hwan, executivo responsável pela operação nas Américas e escalado para falar à imprensa brasileira e coreana reunida em um galpão montado no centro de onde estão sendo erguidos os galpões industriais. O vice-chairman da montadora, Jong-Woon (Jerry) Shin, também ignorou completamente o assunto ao ser questionado pelos jornalistas. "Nós não temos nada a ver com isso", disse o governador Geraldo Alckmin. "Estamos hoje aqui (apenas) para comemorar o lançamento de uma grande fábrica, muito importante para o Estado de São Paulo."

Corre na Justiça federal processo em que a Hyundai, montadora que acabou incorporando a Kia, que por sua vez controlava a Asia Motos, é considerada sucessora de uma dívida que estaria em torno hoje de R$ 1,8 bilhão por benefícios fiscais usufruídos no da década de 1990.

Com dois sócios brasileiros, a Asia Motors importou veículos sem pagar tributos com a contrapartida de construir uma fábrica na Bahia. Como a unidade nunca foi construída, o Fisco brasileiro iniciou cobrança na Justiça. Desde os anos 2000, a Hyundai tenta uma saída que envolva a extinção da dívida. Ontem, os executivos não quiseram nem tocar no assunto.

O foco foi mesmo o lançamento da fábrica, que ocupa área de 139 hectares. O gigantismo da obra impressiona. Máquinas finalizam a terraplenagem enquanto operários e outras máquinas iniciam a colocação de vigas pré-moladas.

Só a área construída ocupa cerca de 100 mil metros quadrados, onde vão funcionar linha de montagem, pintura, prensa e carroceria. A planta começa a operar no fim do primeiro semestre do ano que vem com capacidade instalada para produzir 150 mil veículos por ano.

Han Chang Hwan disse que o carro compacto, ainda denominado de projeto HB, será o principal responsável para fazer a Hyundai ultrapassar a Ford em posição do mercado em 2013, ano em que pretende ter mais de 10% de vendas no mercado brasileiro. "Se, sem produzir aqui, já conquistamos mais de 3% de participação, é lógico que vamos aumentar nosso market share."

Na contabilidade da Hyundai, daqui a dois anos a marca emplacará cerca de 300 mil veículos no mercado brasileiro - 150 mil fabricados em Piracicaba, 100 mil importados e 50 mil importados em regime CKD (desmontados).

Chang Hwan disse que estão sendo investidos US$ 600 milhões no empreendimento, que também conta com mais US$ 300 milhões de oito fornecedores coreanos de autopeças também em fase de instalação no distrito industrial localizado a dois quilômetros da fábrica da Hyundai. Entre estas autopeças, estão a Mobs, Dymos e Hysco. Além disso, a Hyundai também pretende contar com fornecedores nacionais.

Ao todo, o complexo deve gerar 6.000 empregos na primeira fase - 3.800 apenas na Hyundai. O executivo afirmou que somente a direção será tocada por coreanos e que o grosso da mão de obra será local. Atualmente, 45 coreanos estão em Piracicaba, distante cerca de 160 quilômetros de São Paulo.

Hwan afirmou que a parceria com o Grupo Caoa vai continuar em plena harmonia. O empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade esteve ontem no evento, mas saiu rapidamente sem falar com os jornalistas.




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