Internacional Titulo
Pyonyang acusa Seul de ‘seqüestro’ após saída de refugiados
Por Da AFP
29/07/2004 | 11:17
Compartilhar notícia


O governo da Coréia do Norte acusou nesta quinta-feira Seul de "seqüestro" após a chegada de centenas de refugiados, e ameaçou o vizinho com represálias.

A Comissão para a Reunificação Pacífica da Pátria, um organismo oficial encarregado das relações intercoreanas, declarou que a saída de mais de 450 norte-coreanos é o resultado de "um seqüestro planejado e um crime flagrante de terrorismo" por parte de Seul.

"As autoridades sul-coreanas deverão assumir a inteira responsabilidade pelas conseqüências deste incidente", acrescentou um comunicado recebido pela agência Yonhap. "As outras forças que cooperaram (com a deserção) pagarão um preço elevado", advertiu Pyongyang.

Os refugiados chegaram nas últimas terça e quarta-feira a Seul, integrando o maior grupo de pessoas que já fugiram para a Coréia do Sul depois da divisão da península há mais de meio século.

Os desertores partiram de um país do sudoeste asiático não revelado pelas autoridades sul-coreanas, explicando que seu governo tinha pedido segredo. Mas, um militante sul-coreano que ajudou na fuga disse que era o Vietnã. Nesta quinta-feira, o governo sul-coreano reafirmou que comprará do Vietnã cem mil toneladas de arroz dentro de um programa de fornecimento de 400 mil toneladas para a Coréia do Norte.

Seul adotou uma atitude discreta em relação às deserções dos dois últimos dias, que poderiam gerar novas tensões com Pyongyang num momento em que o processo de aproximação com o regime do Norte está abalado, principalmente no campo nuclear.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;