De olho no transito Titulo
Direção ecológica

Para a maioria das pessoas, preservar o meio ambiente é cuidar das plantas e dos bichos, mas nossas opções de viagem têm grande impacto

Cristina Baddini
21/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Para a maioria das pessoas, preservar o meio ambiente é cuidar das plantas e dos bichos, mas nossas opções de viagem têm grande impacto sobre as mudanças climáticas do planeta. Os veículos são um dos principais vilões pela emissão de CO2 e, ao contrário de outros poluentes, continuam aumentando. Se você não pode ou ainda não conseguiu se libertar do uso cotidiano do carro, pelo menos dirija de forma ecológica para reduzir o consumo de combustível, diminuir as emissões de poluentes e aumentar a segurança no trânsito.
Comece procurando o carro mais ecológico possível dentro do modelo que você deseja. Pesquise na internet informações, principalmente sobre a eficiência do combustível em gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado antes de ir até a concessionária.
É importante também dirigir tentando obter o máximo do carro com algumas técnicas simples, que podem levar à redução de consumo de combustível de 5% a 10% apostando em um conjunto de orientações sugeridas a seguir:

Desligue o motor nas paradas curtas
Em um engarrafamento é bom desligar o motor. Fique atento para ligar de novo rapidamente quando o trânsito começar a andar. Ligar o motor consome menos que deixa-lo ocioso entre 10 e 20 segundos.

Mantenha a velocidade baixa na estrada
Nas estradas a velocidade ideal é cerca de 90 km/h. Acima desse limite o consumo sobe cerca de 1% para cada 1 km/h extra.

Não transporte coisas desnecessárias
Objetos pesados deixados no porta-malas diminuem a eficiência do veículo e aumentam o consumo de combustível.

Dirija calmamente
Não acelere quando vir o semáforo vermelho e evite deixar para frear no último minuto. Tente dirigir em um ritmo suave, regulando a marcha para obter o máximo de eficiência de combustível com o menor consumo. Fique de olho nas RPMs (Rotações Por Minuto). Evite acelerações e frenagens desnecessárias. Isso fica mais fácil se você dirigir seu olhar para o tráfego à frente. Tente usar a energia motriz do carro o máximo possível. Libere o pedal do acelerador em descidas e não acelere demais em subidas.

Confira a pressão dos pneus
Pneus com pressão incorreta podem até se tornar os maiores consumidores de combustível no dia a dia do motorista comum. Quando os pneus estão abaixo da pressão recomendada, que é o mais comum, oferecem maior resistência ao movimento das rodas. Sem contar que, com pneus bem calibrados, o consumo de borracha é menor, aumentando a sua durabilidade.

Bom-senso no uso do ar-condicionado
Uma medida simples é não ligar o ar-condicionado imediatamente ao partir com o veículo. Primeiro, é preciso checar se a temperatura externa é agradável. Se for, basta deixar o ar exterior entrar no carro.

Faça manutenção recomendada
Um carro com a manutenção em dia contribui bastante para poluir menos e reduzir os níveis de consumo de combustível. Além disso, o motorista evita ser pego de surpresa por uma falha mecânica, que poderia ser diagnosticada previamente em uma revisão.

Verifique o nível do óleo e os filtros
Motorista, acredite que a redução de emissões de poluentes também depende de você. Faça um esforço para mudar seus hábitos na direção. Seu bolso também agradecerá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;