Internacional Titulo
Sérvios acusam albaneses e KFOR por massacre em Pristina
Por Do Diário do Grande ABC
24/07/1999 | 14:35
Compartilhar notícia


Horas depois do massacre de 14 sérvios em Gracko, os habitantes dessa pequena cidade ao sul de Kosovo expressavam sua fúria este sábado, acusando os ``terroristas albaneses' pela chacina e a Força de Paz Multinacional (KFOR) por nao saber protegê-los.

Até a noite desta sexta, oitenta famílias sérvias e duas albanesas, em sua maioria camponeses, coabitavam sem problemas este pequeno povoado, situado a 30 km de Pristina.

Quatorze sérvios foram assassinados a tiros e seus corpos encontrados por soldados britânicos da KFOR, pouco depois que os habitantes ouviram o som de disparos. Os corpos, entre os quais o de um adolescente de 15 anos, foram transportados para o hospital de Pristina e a polícia militar abriu uma investigaçao.

Esta é a matança mais grave registrada desde que a KFOR começou a se mobilizar em Kosovo, em 10 de junho passado. A Kfor ``condenou este ato vil e insistiu junto a todos os responsáveis das comunidades de Kosovo que façam o mesmo', declarou o comandante Jan Joosten, porta-voz da força. ``Faremos o que for possível para localizar os autores deste crime horrível, para que possam ser julgados', acrescentou.

Desde que as tropas sérvias foram expulsas de Kosovo, multiplicaram-se os atos de represália contra os habitantes sérvios de Kosovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;