Automóveis Titulo
Empresários negociam instalaçao de montadoras na Bahia
Por Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 13:34
Compartilhar notícia


Na manha de segunda-feira, o secretário da Indústria Comércio e Mineraçao, Benito Gama, se reuniu demoradamente com dois importantes executivos do grupo coreano Kia, para tratar do Projeto Brasil, que visa a instalaçao de uma fábrica do grupo no país.

A montadora inglesa TVR declarou na segunda-feira oficialmente sua desistência do Rio Grande do Sul, deixando clara a disposiçao de vir para a Bahia.

O secretário Benito Gama ficou bastante otimista com a evoluçao das conversas com os coreanos que se mostraram dispostos a investir no estado e anunciou que na próxima semana, vai a Brasília juntamente com os executivos, negociar o projeto em nível federal.

A reuniao será na Secretaria de Políticas Industriais, órgao ligado ao Ministério da Indústria e Comércio.

A Kia está inadimplente com o governo federal em relaçao às importaçoes feitas ano passado pela Asia Motors, com desconto de alíquotas do Imposto de Importaçao previsto na MP do setor automotivo porque havia se habilitado para construir uma fábrica na Bahia, o que acabou nao acontecendo.

``Nao fosse essa inadimplência nós teríamos assinado o protocolo segunda-feira', revela o secretário.

De acordo com Benito, estao sendo analisadas três áreas onde a montadora poderá instalar sua unidade, todas localizadas na Regiao Metropolitana de Salvador.

O projeto prevê investimentos de US$ 200 milhoes para produçao de Vans e carros esportivos. Num primeiro momento a fábrica deverá gerar em torno de mil empregos diretos.

Benito declara que a vinda da Ford para o estado facilitou muito a retomada das conversas com outras fábricas.

A Kia foi a primeira montadora a firmar um acordo com a Bahia em 95 tao logo foi editada a Medida Provisória do setor automotivo estimulando a implantaçao de montadoras nas regioes Norte, Nordeste Centro-Oeste.

O projeto inicial previa a instalaçao de uma unidade da Asia Motos que atualamente, a exemplo do grupo Kia, pertence à Hyundai.

Benito Gama preferiu nao comentar o anúncio de que a montadora inglesa TVR desistiu do Rio Grande do Sul transferindo o investimento para a Bahia.

``Do ponto de vista ético só posso dizer que as conversaçoes estao num nível muito bom, no entanto, ainda nao temos um protocolo assinado por isso nao posso afirmar que a Bahia saiu mais uma vez vencedora', desconversa o secretário.

Ele lembra, porém, que a legislaçao só prevê a transferência de investimentos quando o negócio já está em andamento no estado.

Esse nao foi o caso das negociaçoes entre o governo gaúcho e a montadora, que nao evoluíram. Na semana passada Benito esteve na Inglaterra a convite dos donos da empresa e aguarda para a próxima semana uma visita do presidente da TVR, Creighton Brown.

Este encontro deverá ser decisivo para a uma definiçao da empresa. O investimento previsto pela fábrica de carros esportivos é de US$ 22 milhoes.

A TVR pretende entrar no mercado Sul Americano através do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;