Setecidades Titulo
Polícia prende bando que roubava cartões de banco
Luciano Cavenagui
Da Sucursal de Diadema
30/07/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A Polícia Civil de São Bernardo desmantelou terça-feira uma quadrilha de estelionatários especializada em desviar cartões bancários e usar documentos falsos para fazer compras. Em seis meses, o grupo desviou cerca de R$ 500 mil. Seis pessoas foram presas, entre elas, os dois donos de uma distribuidora dos cartões.

Ontem, na empresa, os policiais encontraram aproximadamente 1.000 cartões nessas condições. A polícia informou que o golpe tinha participação direta da empresa Especial Express, sediada no bairro Serraria, em Diadema, responsável pela distribuição, na região, de cartões de um grande banco. Os donos, Luciano Vieira dos Santos, 30 anos, e Marcos Oliveira Cerqueira, 36, foram detidos trabalhando. No local, ainda foi apreendida uma pistola 380.

Os clientes que não eram achados nos endereços tinham os cartões desviados. O procedimento correto seria devolvê-los ao banco.

Com os cartões em mãos, o próximo passo do esquema era arrumar documentos falsificados com o nome do cliente, incluindo RG, CPF e CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre outros.

A investigação apurou que quem confeccionava os documentos era Josafá Viana dos Santos, 50, que já tinha passagem policial por estelionato. Seu ‘escritório' funcionava em um apartamento na Cohab Tiradentes, Zona Leste da Capital.

Os policiais apreenderam ontem no apartamento computadores com programas para falsificar documentos, além de impressoras de alta resolução. Dezenas de produtos comprados por meio da fraude também foram achados lá, como TVs de plasma, computadores, eletrodomésticos e roupas.

"Esses produtos eram adquiridos no sistema ‘meia-nota', ou seja, pessoas procuravam os estelionatários para solicitar as mercadorias, que eram repassadas pela metade do preço da loja", afirmou o delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos.

Quem geralmente comprava no comércio os produtos eram Ângela Maria Aparecida dos Santos Barbosa, 47, e Érica Ribeiro de Lima, 31. Ambas foram presas, como também Eduardo Rodolfo Garcia, 30, funcionário da Especial Express.

"Nós não temos culpa. Não sabíamos do desvio dos cartões. Quem fazia isso devia ser o nosso empregado", defendeu-se Luciano Vieira dos Santos, um dos donos da empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;