Cultura & Lazer Titulo
CD reúne inéditas de Jacob do Bandolim
Por
11/12/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Em março de 1967, Jacob do Bandolim tocava Lamentos, choro de Pixinguinha, no Teatro Casa Grande, na Zona Sul carioca. Terminada a interpretação, foi ovacionado pelo público, formado principalmente de jovens.

Emocionado, sofreu um enfarte. Jacob não acreditava que a juventude, fascinada pela bossa nova e pelo iê-iê-iê, reverenciava o gênero considerado por ele o representante maior do patrimônio musical brasileiro. Morreria dois anos depois, enquanto vivia uma fase de certa liberdade em relação ao choro.

Um chorão mais moderno, diferente da imagem do músico tradicionalista: esse é o recorte do disco Inéditos de

Jacob do Bandolim Volume 2, lançado 27 anos após o primeiro volume por conta da recusa das gravadoras, crentes de que música instrumental não tem apelo no mercado. Patrocinado pela Petrobras, ele abre as comemorações dos 90 anos de Jacob Pick Bittencourt, nascido em 14 de fevereiro de 1918, filho único de um capixaba com uma polonesa.

Considerado herdeiro de Jacob, o bandolinista Déo Rian interpreta as 14 faixas selecionadas de partituras manuscritas e fitas gravadas, doadas a ele nos anos 1970 pela viúva Adylia Bittencourt, hoje com 88 anos. Uma parte veio do acervo do Instituto Jacob do Bandolim. Rian conheceu o autor de Doce de Coco em 1961, aos 17 anos. Passou a freqüentar a casa de Jacob em Jacarepaguá, além dos saraus aos sábados.

“Ele era muito exigente, quem não se enquadrasse na sua disciplina caía fora”, conta Rian. O bandolinista segue a linha tradicional de Jacob, a quem sucedeu no Conjunto Época de Ouro.

“Sua maneira de tocar era mais melancólica, chorosa, o coração estava nas cordas.” Rian também buscou seguir à risca o estilo do mestre no Volume 2, cujo show de lançamento em São Paulo está previsto para fevereiro.

As 14 faixas de Inéditos de Jacob do Bandolim Volume 2 se dividem em oito choros, três valsas, um maxixe e um choro-polca. Os destaques são Sapeca Iaiá (repare no ritmo e violões na segunda e terceira partes) e a harmonia mais moderna de Novos Tempos (note a melodia sutil, nos floreios do 6 cordas e nos solos da flauta).

Com arranjos de músicos como Cristóvão Bastos, Luiz Otávio Braga e Maurício Carrilho. O bandolim solista de Déo Rian é acompanhado pelo Noites Cariocas e O Quarteto de Cordas (nas faixas 6 e 9). Distribuição da Rob Digital (R$ 22,80).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;