Nacional Titulo
Primeira etapa das obras do Mercado Municipal é inaugurada
Por Do Diário OnLine
Com Agências
26/08/2004 | 08:18
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Paulo realiza nesta quinta-feira, a partir das 15h30, a cerimônia oficial de inauguração da primeira etapa de obras no Complexo de Abastecimento Cantareira, com a entrega do Mercado Municipal Paulistano reformado após as obras iniciadas em agosto de 2003.

No evento de inauguração, o vice-prefeito, Hélio Bicudo, acompanhado do secretário municipal de Abastecimento, Valdemir Garreta, e convidados visitarão as novas instalações do Mercado, como o mezanino, o subsolo e o antigo Salão de Leilões (hoje Salão de Eventos), que foi totalmente restaurado.

Após o percurso, haverá descerramento da placa e lançamento de dois produtos culturais sobre a história do Mercado até os dias de hoje: exposição fotográfica de Iatã Cannabrava e Glória Flugel, e o livro "Mercadão: o Novo e o Velho Mercado de São Paulo", da FormArte Editorial. À noite, será inaugurada a nova Iluminação Monumental instalada ao redor de todo o edifício.

Com uma área construída total de 12.600 metros quadrados, o Mercado Municipal - um dos símbolos mais importantes da arquitetura paulistana - ganha agora, com o acompanhamento dos órgãos de patrimônio histórico, mais 8 mil metros quadrados entre áreas construídas e reaproveitadas. Além dos 281 boxes que comercializam alimentos variados, o local passa a abrigar nove restaurantes de cozinhas de diferentes especialidades, além de padaria, choperia e uma ampla área de serviços que inclui sanitários, fraldário e vestiário.

A fachada recebeu pintura original e será valorizada pela chamada "iluminação monumental", o piso foi trocado por placas de granito, o telhado foi reformado e os vitrais, recuperados. Todos os acessos às dependências do Mercado foram planejados de forma a atender as necessidades dos portadores de necessidades especiais.

O projeto de reforma faz parte do Programa de Revitalização do Centro de São Paulo - iniciado pela Prefeitura em 2001, com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;