Setecidades Titulo Queda
Moradores pedem conserto de muro

Estrutura caiu em novembro e depende de obra de canalização de rio para ser reconstruída

Por Natália Scarabotto
Especial para o Diário
29/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Muro de prédio no bairro Jordanópolis, em São Bernardo, que desabou há três meses continua sem conserto. A estrutura, que fazia divisa com o Ribeirão dos Couros, caiu em novembro por causa da chuva. A única medida tomada até agora foi a colocação de parede improvisada de tapume metálico. A Defesa Civil afirma que há risco de desabamento.

Desde 2 de novembro, quando houve o acidente, toda chuva é motivo de preocupação para as 16 famílias que vivem no prédio. Os moradores acreditam que o tapume, que substituiu o muro, não é forte o suficiente para aguentar a cheia. “Quando chove, (o rio) parece um mar de tão cheio. A gente fica com medo que entre tudo aqui e aconteça uma tragédia”, conta a empregada doméstica Maria Helena de Lima Santos, 40 anos.

A síndica Maria Augusta Nassif descreve o cenário. “A água vem em velocidade muito forte.”

Para amenizar o problema, um vereador providenciou a proteção metálica, segundo os moradores. Eles afirmam que a Prefeitura já fez diversas reuniões e nada foi resolvido. O muro só seria reconstruído quando as obras de canalização do Ribeirão dos Couros avançarem. Atualmente, os trabalhos estão paralisados, com previsão de retomada para março. “Estamos sem saber o que fazer. Tentamos conseguir ajuda de todos os jeitos, mas a Prefeitura não dá a mínima”, afirmou a síndica.

Outros dois muros do prédio que ainda estão de pé apresentam rachaduras. O problema estrutural, somado ao período chuvoso, desperta preocupação. Irmã de um morador, Camila Eliza Melo, 35, teme pela segurança dos familiares. “Se isso aqui ceder, como é que vai ser? A Defesa Civil só veio uma vez. Eles nem sabem como está a situação (do solo) aqui embaixo.”

A Defesa Civil afirma que “permanece o risco de desabamento dos muros, motivo pelo qual fizemos, em janeiro de 2014, auto de orientação aos moradores visando manter o local isolado. Com relação à estrutura dos prédios, desde o princípio das vistorias (9/1/2014), nunca foram observados indícios de problemas.”

O Ribeirão dos Couros passava por obras de canalização até novembro, quando o trabalho foi paralisado por causa de “pendências de desapropriações de imóveis localizados em Diadema”, segundo a Prefeitura de São Bernardo. O rio faz divisa entre as cidades. A administração são-bernardense acrescentou que a retomada está prevista para o fim do período de chuvas e explicou que a reconstrução do muro “será feita em momento oportuno”, o que não significa, necessariamente, ao fim das obras. Não foi dado prazo.

Desde 2012, o Ribeirão dos Couros está em obras. Além da canalização, o projeto prevê a construção de duas pistas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;