Setecidades Titulo Carnaval
Tradição de Ouro leva título em Santo André

Agremiação quebrou sequência de três anos da Lírios de Ouro, segunda colocada em 2016

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
11/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A escola de samba Tradição de Ouro consagrou-se campeã do Carnaval de Santo André após apuração realizada na tarde de ontem, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. A agremiação do bairro Santa Terezinha, que apresentou desfile consistente cantando a mitologia do dragão, conquistou 179,5 pontos dos 180 possíveis e levou o terceiro título de sua história. As últimas vitórias vieram em 2009 e 2011.

Terceira escola a desfilar no domingo, a Tradição cantou o enredo A Força, a Garra e o Conhecimento do Dragão Chamado Tradição. Com alegorias grandiosas, fantasias com ótimo acabamento e alas bem ensaiadas, a escola levantou o público de 35 mil pessoas.

“Este com certeza é nosso título mais importante. Os últimos foram lindos, mas este tem um gosto especial. Só tenho a agradecer a minha comunidade e família, que se esforçaram dia e noite para colocar a escola na avenida e fazer um belo desfile”, disse, emocionada, a diretora de harmonia da escola, Roseli Aparecida da Violin, que ontem à tarde esteve no lugar de seu marido e presidente da escola, Luiz Roberto Brito Gomes, na apuração do Carnaval.

A Tradição, que só perdeu pontos nos quesitos alegorias/adereços e bateria, brigou até a leitura do último item com a tricampeã Lírios de Ouro. A escola da Vila Vitória, que não conseguiu o tetra, conquistou 178,75 pontos e ficou em segundo lugar, seguida pela Seci, com 176,75 pontos.

Apesar de o regulamento prever premiação em dinheiro para as três primeiras colocadas do Grupo 1 e as duas primeiras do Grupo 2, o presidente da Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André), João Turibio, informou que somente no fim do mês saberá se a distribuição dos valores será possível. “Precisamos ver se sobra dinheiro. Vamos contabilizar os custos com os desfiles na avenida”, afirmou.

Última colocada, a Leões do Vale foi a escola rebaixada. Enquanto isso, a Beleza Pura conquistou o título do Grupo 2 e, em 2017, desfila na elite andreense.

A apuração teve a presente de aproximadamente 1.000 pessoas, de acordo com a GCM (Guarda Civil Municipal).

 

REPERCUSSÃO

Para presidentes das agremiações andreenses, a proposta do prefeito da cidade, Carlos Grana (PT), de realizar parceria com demais prefeitos do Grande ABC para Carnaval regional foi bem avaliada.

“A unificação seria ótima. Primeiro porque teríamos um Carnaval mais competitivo, e depois poderia se pensar na criação de uma escola para desfilar na Capital”, avalia a presidente da Ocara Clube, Marilia Pereira da Fonseca.

A opinião é compartilhada pelo presidente da Lírios de Ouro, Emerson Aparecido Cecatto. “As escolas têm estrutura para isso. Sem contar que teríamos suporte maior para o evento. Basta ser discutido”, opina.

Segundo o presidente da Uesa, a proposta é boa, mas deve ser debatida com atenção. “Precisa ser algo bem organizado, principalmente por questões políticas. A diferença de gestão de cada prefeito precisa ser analisada”, relata Turibio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;