D+ Titulo
Chapeuzinho Vermelho ganha versão moderna
Carolipe Ropero
Especial para o Diário
17/04/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


A menina de capuz cresceu, mas ainda visita a vovozinha e precisa enfrentar o lobo mau. Em A Garota da Capa Vermelha, longa que estreia quinta-feira (21), Valerie tem de encarar os desafios da idade e ajudar o povoado da aldeia Daggorhorn, onde mora, a matar o lobisomem que assusta os moradores há muitos anos.

Na trama, a jovem vive uma paixão proibida pelo lenhador Peter, seu amigo de infância um tanto rebelde e muito corajoso. Entretanto, sua família forçou noivado com o cobiçado Henry, gentil ferreiro e completamente apaixonado pela moça.

Após a morte de Lucie, irmã da protagonista, a comunidade descobre que o lobisomem é um dos moradores. A partir de então, a desconfiança é geral e o alvo do animal passa a ser a garota. O lobo propõe deixar o povoado somente se Valerie for com ele. A dúvida permanece no desenrolar do filme e todos viram suspeitos. Entre eles, Peter e Henry, que a todo instante demonstram interesse pela garota.

O romance lembra a história da saga Crepúsculo, em que Bella Swan precisa escolher entre o vampiro Edward e o lobisomem Jacob, ambos lindos e apaixonados por Valerie. Nas duas histórias, quem assiste encontra dificuldade ao escolher para qual galã torcer.

Outra semelhança: Catherine Hardwicke, que dirigiu o primeiro filme dos vampiros também comanda A Garota da Capa Vermelha. Não é à toa que o cenário é parecido: há pinheiros, neve e uma pequena cidade.

 

CHAPEUZINHO ORIGINAL

Há várias versões sobre a história original de Chapeuzinho Vermelho e muitas teorias a respeito. Acredita-se que a primeira publicação foi em 1697 pelo escritor francês Charles Perrault, que contou a história com final bem triste: a menina e a avó são devoradas pelo lobo.

A partir daí, o conto passou por várias mudanças. A versão dos irmãos Grimm é a mais conhecida, em que o animal devora a vovozinha, mas o caçador os encontra, mata o lobo e tira, ainda com vida, a pobre senhora da barriga do animal. Uma terceira história diz que o lobo não come a vovó, mas a esconde dentro de um armário.

Assim como Chapeuzinho Vermelho foi parar nas telonas, outros contos de fadas também viraram filmes. Neles, a história acaba ficando bem diferente da original, com novas tecnologias e um roteiro cheio de romance e aventura. Em alguns, até a moral da história muda.

 

E mais ... contos de fadas que foram parar nas telonas:

- Uma das primeiras versões cinematográficas de Chapeuzinho Vermelho foi A Companhia dos Lobos, de 1984, que conta a história de Rosaleen, uma adolescente de 14 anos atraída por lobos.

 

- A Nova Cinderela traz a versão atual do conto de fadas com Hilary Duff como protagonista. A diferença é que a história se passa na época atual e a jovem conhece o príncipe pela internet.

 

- A Fera é a versão moderna de A Bela e a Fera para o cinema. Tem Vanessa Hudgens no papel principal e Alex Pettyfer como par romântico. O filme estreou nos Estados Unidos e deve chegar em setembro ao Brasil.

 

- No ano passado Tim Burton levou para as telonas outra versão de Alice no País das Maravilhas, em que a menina está mais velha e volta ao mundo dos sonhos.

 

- Está previsto para 2012 o lançamento da nova versão de Branca de Neve para o cinema, com Lily Collins. Até agora foi confirmado que Julia Roberts fará o papel da Rainha Má




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;