Internacional Titulo
Sessao pela proibiçao de armas químicas reúne 135 países
Por Do Diário do Grande ABC
15/05/2000 | 11:58
Compartilhar notícia


A quinta sessao anual dos países membros da Organizaçao para a Proibiçao de Armas Químicas (OIAC) começou nesta segunda-feira em Haia, na presença de delegados dos 135 Estados membros e de outros em instância de integraçao.

A delegaçao mais destacada é a da República Federal da Iugoslávia (RFI, Sérvia e Montenegro), último país da Europa a decidir, no final de abril, sua adesao a esta organizaçao.

Os delegados iniciaram seus trabalhos, que se prolongarao até sexta-feira, em sua maioria a portas fechadas, com um minuto de silêncio em memória das vítimas de Enschede, a cidade do leste da Holanda onde morreram pelo menos 20 pessoas e mais de 500 foram feridas no sábado após explodir um depósito de produtos pirotécnicos.

Os participantes devem avaliar o princípio de um prazo para que a Rússia destrua suas armas químicas. Possuidora da mais importante reserva dessas armas (40 mil toneladas), a federaçao russa deveria, normalmente, ter destruído 1% antes de 29 de abril de 2000, ou seja, três anos depois da entrada em vigor da Convençao sobre a Proibiçao das Armas Químicas (CIAC), que a OIAC é encarregada de fazer respeitar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;