Economia Titulo
Serviço bancário se expande em lotéricas
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
28/07/2001 | 18:36
Compartilhar notícia


Não é mais necessário correr para alcançar os últimos minutos do horário do banco nem enfrentar longas filas para pagar as contas. A população pode contar agora com os chamados correspondentes bancários – instituídos a partir da Resolução 2.707/2000 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que permite a parceria entre bancos e estabelecimentos comerciais para prestação de serviços bancários. Hoje, no Grande ABC, o atendimento é feito em lotéricas e há uma experiência-piloto em duas panificadoras da região.

Desde 1998, a rede lotérica já recebia o pagamento de contas de luz e telefone. Mas foi com o lançamento do Programa Caixa Aqui, no ano passado, que os estabelecimentos foram padronizados e a oferta de serviços ampliada. Hoje, além dos pagamentos, é possível sacar, depositar em conta corrente e poupança, consultar saldos e receber benefícios como INSS, PIS e FGTS e comprar créditos telefônicos. Segundo o gerente de mercado da Caixa, responsável por esta área, Cássio Sopko, o movimento nas lotéricas cresce mensalmente, especialmente utilizado por não-clientes. “No ano passado, a média mensal de documentos recebidos nas lotéricas era de 190 mil a 195 mil. Hoje, este número é de 200 mil a 205 mil. Atualmente, segundo Sopko, a região possui 133 lotéricas, que, de janeiro a 15 de julho, receberam o total de 1.497 mil documentos arrecadados. Para se ter uma idéia, em todo o ano de 2000 foram recebidos 1.700 documentos.

Supermercados – Desde o dia 23 de junho, o Banco do Brasil também tornou-se parceiro do Grupo Pão de Açúcar para que os supermercados da rede (Extra, Barateiro e Pão de Açúcar) recebam o pagamento de contas de água, luz, telefone e impostos. Uma experiência-piloto foi iniciada no Barateiro da Zona Leste de São Paulo e, segundo o superintendente do BB na região, em exercício, Francisco Valdelio Oliveira Sousa, chegará ao Grande ABC até o fim do ano. “Com certeza virá para cá. É uma experiência excelente porque desafoga o atendimento nas agências e multiplica os postos de atendimento”, disse. Segundo ele, há uma negociação sendo feita com a Coop.

Os serviços deverão estar disponíveis nas lojas de material de construção, por meio de uma parceria da Caixa com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). “Pretendemos credenciar 2 mil lojas dessas em todo o país, incluindo o Grande ABC”, disse o diretor de expansão da associação, Natal Destro.

As unidades do Pop Banco, máquinas da empresas Net Cash, que emitem extratos do FGTS, também passarão a efetuar saques e depósitos a partir de agosto. Para o proprietário da padaria Nossa Senhora Aparecida, de São Bernardo, onde há o Pop Banco, Teodoro Véssio, o sistema ainda não ajuda muito. “Por enquanto a máquina só faz 10% do que estava programado. É muito pouco.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;