Economia Titulo
Observatório mede índices em SP
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
04/02/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Na cidade de São Paulo foram criados 234.450 postos de trabalho no ano passado. Antes, era impossível medir esse índice, uma vez que entidades de pesquisa só levantavam números totais da Região Metropolitana.

Agora, com a criação do Observatório do Trabalho, pela Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo, inaugurada na última sexta-feira, será possível ter dados exatos sobre o mercado de trabalho e a taxa de desemprego na cidade.

“Até o momento não tínhamos como apurar os índices do município. Agora, com a nova ferramenta e com a parceria firmada com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos), a Fundação Seade e o Ministério do Trabalho e Emprego, teremos nossas próprias estatísticas”, explica o secretário municipal do trabalho, Geraldo Vinholi.

“Isso vai auxiliar os centros públicos de emprego da cidade a destinarem melhor suas vagas”, completa.

A ferramenta já foi utilizada para fazer o balanço do mercado de trabalho na cidade paulistana em 2007. Segundo o observatório, no ano passado o setor da construção civil foi o que registrou a maior alta na geração de empregos formais, com 159,30%, ante 2006. Em seguida aparece o setor industrial com 30,60%.

O comércio cresceu 22,20% e o segmento de serviços apresentou a menor alta, com 15,4% nas contratações, mesmo assim é o setor com o maior número de trabalhadores.

Outro dado importante que foi obtido pela ferramenta é que houve aumento na contratação de pessoas na faixa etária entre 40 a 49 anos de idade em 2007 em relação a 2006. O crescimento foi de 182,50%.

O bom resultado também foi registrado na faixa etária entre 30 e 39 anos de idade, que passou de 11,30%, em 2006, para 13,50% no ano passado do total de trabalhadores empregados.

Outro índice apontado pelo Observatório do Trabalho foi que o trabalhador, em média, ficou menos tempo desempregado em 2007 quando comparado com 2006.

No ano passado foram gastas, em média, 44 semanas para encontrar um novo emprego. Já em 2006, o trabalhador precisou de 47 semanas, apresentando assim evolução do emprego na cidade de São Paulo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;