Internacional Titulo
Ásia: países devastados por terremoto podem sofrer com epidemias
Da AFP
27/12/2004 | 16:58
Compartilhar notícia


O violento terremoto que originou ondas gigantes (tsunamis) e devastou sete países ao sul da Ásia comporta também o risco de epidemias, principalmente de doenças digestivas e respiratórias, mais ou menos em níveis elevados de acordo com o nível de saúde e higiene de cada país.

A vida dos sobreviventes e os cuidados com os feridos - já difíceis por causa da destruição de estradas e pontes e das comunicações cortadas - é ainda mais complicado em virtude da extensão geográfica do desastre, o que não permite que os esforços se concentrem em apenas um país ou zona.

Vários Estados, principalmente Índia, Sri Lanka, Indonésia, Malásia, Ilhas Maldivas e Tailândia, foram afetados pelo terremoto e conseqüente maremoto, que causou pelo menos 23 mil mortos.

"Abrigos, protetores, água potável, comida, utensílios domésticos são esperados como necessidades prioritárias", explica o chefe do departamento da Ásia e Pacífico da Cruz Vermelha, Simon Missiri.

"A principal ameaça está nas doenças (provenientes) da água, em particular a malária e a diarréia, e as infecções das vias respiratórias", disse um outro membro da Cruz Vermelha em Genebra, Hakan Sandbladh.

O acesso à água potável, sabão e a evacuação das águas residuais são estratégicos para a prevenção das epidemias ligadas aos germes fecais, como as enfermidades diarréicas do tipo da cólera, transmitida por águas contaminadas de excrementos humanos ou alimentos em decomposição. A febre tifóide também pode se desenvolver nestas condições. "O risco varia segundo o país e a região afetados (nível do sistema de saúde, economia, epidemia já presente)", comentou a organização MSF (Médicos Sem Fronteiras).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;