D+ Titulo
Gêmeos fazem moda no agreste de Alagoas
Caroline Ropero
Especial para o Diário
03/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Os gêmeos Luis Felipe e Fernando Henrique dos Santos só têm 16 anos, mas muito trabalho pela frente. Há uma semana, abriram o ateliê Los Santos D'Arca e já estão com a mesa cheia de projetos para executar. A maioria dos clientes é menina, querendo vestidos únicos. O preço varia, sendo mais barato para quem é de Tanque D'Arca, no interior de Alagoas, onde moram.

Não que o município seja grande. Com pouco mais de 6 mil habitantes, não tem shopping, cinema nem mesmo lojas de tecidos. Para fazer as roupas, os garotos compram o material nas cidades vizinhas ou na capital Maceió, a cerca de 110 km. O desejo de ser estilista começou aos 9, quando assistiram a um desfile da marca Victória Secret pela TV. "Fiquei maravilhado e não quis mais parar de desenhar roupas", conta Felipe, que já fazia seus rabiscos desde os 5 anos, ao lado do irmão. No entanto, os recursos não eram suficientes para pagar um curso específico.

O sustento da família vem da manicure Maria dos Santos, mãe deles, e do padrasto, que trabalha na roça. Por falta de grana, chegou a faltar papel para os meninos desenharem, mas isso não os impedia de sonhar. Sempre que podiam, iam à lan house acessar sites de moda.

"A gente via muita TV e olhava o nome de quem trabalhava com isso. No dia seguinte, adicionava no Facebook", lembra Felipe. Como era caro, os irmãos só conseguiam ler revistas quando iam ao cabeleireiro. O único exemplar adquirido foi com parte da grana que a mãe deu para comprarem cuecas.

Apesar de fashionistas, os gêmeos sempre se vestiram com simplicidade. "Andar na moda é caro. Sem dinheiro, colocava meu estilo nos desenhos", explica Felipe. Já o irmão diz que odeia o que usa: "Aqui todo mundo anda igual. Se chegar vestido diferente vão me zoar. Minha mãe tem medo disso".

Após conhecer essa história, Luciano Huck os levou ao seu programa, na Globo, e montou um ateliê para eles. "Agora só depende da gente se esforçar para fazer bom trabalho", diz Felipe. Mas, o sonho não acabou. Eles querem fazer faculdade de moda e aprender a costurar. "Quero ser um profissional completo", afirma Fernando.

 

Criação da marca Los Santos - Quem disse que gêmeos precisam ter o mesmo gosto? Enquanto Felipe é apaixonado por Lady Gaga, Beyoncé e Rihana, Fernando curte Jack Johnson. No entanto, quando se trata de moda, os dois se entendem melhor: o dom de um completa o do outro.

A tarefa de desenhar fica com Felipe, que tem mais facilidade e, desde os 5 anos, é o desenhista oficial da dupla. Fernando prefere pintar, definir cores e estampas para criar estilo único. "Pinto melhor que meu irmão. Além disso, ele gosta de tons escuros, e algumas roupas precisam de cores fortes; então, sempre dou um toque para ele", conta Fernando.

No começo, usavam as figuras de menininhas que vinham estampadas em um caderno como molde para os desenhos . Mas só isso era copiado. As roupas sempre foram produções próprias. Hoje, eles criaram a marca Los Santos D'Arca e possuem molde único para a estilização.

Quando alguém pede a criação de uma roupa cada um faz o próprio desenho, e o cliente escolhe o que mais gostou. Há casos em que os dois conseguem encantar. "Certa vez, uma garota ficou tão indecisa que decidiu levar os dois vestidos. Saímos no lucro", lembra Felipe.

 

Herchcovitch aprova o trabalho - A inspiração para as criações é ninguém menos que Alexandre Herchcovitch, um dos estilistas mais importantes do Brasil. O profissional começou a inventar moda na infância, assim como Felipe e Fernando, com 10 anos, ao lado da mãe que confeccionava lingeries.

Os irmãos conheceram o trabalho dele pela internet e o viram pela primeira vez na inauguração de uma loja em Maceió. "As criações dele são fantásticas. Passei a ser fã na hora", afirma Fernando. Herchcovitch aprovou o trabalho dos meninos. Não há dúvidas de que os gêmeos têm talento para a moda, segundo o estilista.

 

Giro pela São Paulo Fashion Week - Ninguém menos que Stella McCartney, estilista e modelo inglesa, conheceu os desenhos de Fernando e Felipe e deu dicas para quem quer seguir essa área. Tem de se divertir enquanto trabalha e aproveitar cada minuto da criatividade, segundo a profissional, filha de Paul McCartney, dos Beatles. Além disso, é importante trampar muito e amar o que faz, para sentir vontade de estar ali todos os dias.

Giovanni Frasson, editor da revista Vogue, uma das mais famosas no mundo da moda, ficou impressionado com a escolha das cores e tons usados nos desenhos. Eles têm talento, é nato e intuitivo, segundo o editor. Agora, é só lapidar.

Após conversarem com Frasson e Herchcovitch e acompanhar os desfiles da São Paulo Fashion Week, os gêmeos dizem ter aprendido muito. "Descobri que criar roupas não é só desenhar. Tem um processo bem maior por trás", conta Felipe. O mais legal, segundo Fernando, foi observar que o estilista não trabalha sozinho. "Muita gente ajuda. Cada função é importante para tudo dar certo." Ele diz ter se encantado com as modelos, como a alagoana Bruna Tenório, de que sempre foi fã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;