Internacional Titulo
EUA ordenam mobilização de mais tropas no Haiti
da AFP
01/03/2004 | 10:09
Compartilhar notícia


O secretário de Defesa Donald Rumsfeld ordenou a mobilização de tropas americanas suplementares nos próximos dias no Haiti para completar a contribuição de Washington à força internacional da ONU nesse país, segundo um comunicado.

O número de homens dessa nova contribuição não foi ainda fixado, segundo o texto, que precisa que Washington "está em contato quanto a este tema com a ONU, a Organização de Estados Americanos (OEA), a Comunidade do Caribe (Caricom) e um determinado número de países dispostos a contribuir com tropas".

Um primeiro contingente de 200 infantes da marinha procedentes da base de Campo Lejeune, Carolina do Norte, chegou na noite desse domingo a Porto Príncipe.

A missão dos primeiros militares americanos é garantir a segurança em Porto Príncipe para "contribuir com um ambiente mais estável na capital haitiana e facilitar o processo político constitucional".

Da mesma foram, têm a tarefa de "proteger os cidadãos americanos, se necessário"; "facilitar a repatriação dos haitianos interceptados no mar", e "contribuir para criar condições para a chegada de uma força internacional da ONU".

Ajuda Francesa - Os primeiros militares de um contingente francês, uns 50 soldados, aterrissaram nesta segunda-feira de manhã em Porto Príncipe.

Os militares franceses, do 33º regimento da Infantaria da Marinha, chegaram em um avião da Força Aérea francesa ao aeroporto da capital haitiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;