Economia Titulo
Juros já deveriam ter caído, diz Mendonça de Barros
Por Do Diário do Grande ABC
01/03/2000 | 10:37
Compartilhar notícia


O economista José Mendonça de Barros, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, vê com preocupaçao a manutençao das taxas de juros em 19% desde setembro do ano passado. Para Mendonça de Barros, o Banco Central está perdendo o "timing" para reduzir os juros. "O Banco Central está criando a receita para o imobilismo", disse Mendonça de Barros. Segundo ele, a permanência das taxas de juros nesse patamar por um período tao longo pode ser tornar uma "armadilha" para o próprio Banco Central. "O Banco Central precisa tomar cuidado para nao hesitar em relaçao aos juros e deixar acontecer o mesmo que ocorreu no passado com a política cambial", afirmou.

Na sua avaliaçao, o Banco Central está cometendo um "equívoco" em manter os juros em 19% diante do cenário econômico brasileiro atual favorável, com inflaçao em queda, retomada da atividade econômica, crescimento do comércio exterior, cumprimento das metas de ajuste fiscal prometidas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e estabilizaçao da relaçao dívida pública e Produto Interno Bruto (PIB). "Melhor do que isso vai ficar como?", questionou ele. "As taxas de juros já deviam ter caído", disse.

Motivos - Mendonça de Barros disse que os principais motivos que o Banco Central justificou para nao reduzir as taxas de juros em fevereiro - alta do preço do petróleo e incertezas com relaçao aos juros norte-americanos - ainda deverao estar presentes na próxima reuniao do Comitê de Política Monetária (Copom). "A taxa de juros já está no preço do mercado", disse. "E o mundo espera a reduçao dos preços do barril do petróleo", acrescentou.

Segundo ele, o futuro dos preços internacionais do petróleo vai depender da disputa entre os países que integram a Opep, divida entre os "gavioes", os países que dependem de uma maior receita com a venda do produto, como Venezuela e Nigéria, e os "pombos", os que nao tem urgente necessidade de receita e por isso mesmo, sabem que o importante é manter o fluxo de venda, entre eles México e Arábia Saudita. Além disso, a possibilidade de quebra da safra agrícola brasileira este ano, outro motivo de preocupaçao da equipe econômica, na avaliaçao do ex-secretário, nao justifica a cautela do Banco Central. Uma quebra da safra agrícola, avaliou Mendonça de Barros, nao causaria impacto nos índices de preços.

O problema maior seria um aumento das importaçoes brasileiras. "O impacto é nas importaçoes, e mesmo assim lá na frente, no segundo semestre, e nao nos preços", ressaltou Mendonça de Barros. Segundo ele, o Banco Central corre o risco de ser vítima da sua própria cautela e acabar tendo dificuldades no futuro, para promover a reduçao dos juros. "Já tem gente no mercado apostando que os juros vao ficar em 19% ao longo do ano", observou. Essa percepçao poderá crescer e acabar sendo um inibidor maior para o BC fazer o movimento de queda das taxas de juros. O ex-secretário ressaltou ainda que há a necessidade dos juros caírem para a continuidade do crescimento do país e o cumprimento das metas fiscais este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;