Economia Titulo
Metalúrgica Jardim recebe prêmio de qualidade da Ford
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
20/01/2001 | 00:17
Compartilhar notícia


A indústria de autopeças Metalúrgica Jardim, instalada em Mauá, conquistou nesta sexta uma colocação privilegiada entre os fornecedores da Ford. A empresa foi qualificada com o prêmio de qualidade Q1. A sigla abrevia a expressão em inglês quality one e identifica os fornecedores que podem atender às plantas da montadora em qualquer lugar do planeta. No Brasil, 135 das 226 empresas que atendem à montadora são classificados. A Jardim é a sexta no ABC, ao lado de multinacionais como a TRW e a Santa Marina.

Antes de receber o prêmio das mãos do gerente de compras da Ford, Antônio Serrano, a empresa foi informada de que havia sido escolhida pela montadora como a melhor estamparia do Brasil. No dia de novidades, o presidente da metalúrgica, Valdir Rigout, anunciou que deixaria o cargo para cuidar da implementação da fábrica em Camaçari, na Bahia, orçada em R$ 12 milhões. Assume o diretor de operações industriais, Laércio Reverte.

A conquista do Q1 exigiu investimentos de R$ 200 mil à Jardim e consumiu dois anos de planejamento. O coordenador de fornecedores Q1 da Ford, Waldemar Giosa, explicou que a empresa foi rigidamente avaliada pela montadora em todos os critérios: qualidade, engenharia de produto, logística e compras. Além disso, históricos de fornecimento rastrearam se a rejeição de produtos passou de zero ou se o tempo de entrega dos produtos ficou abaixo da performance exigida.

Para Reverte, o novo presidente, a premiação vai assegurar a continuidade dos negócios com a Ford, que representam 32% do faturamento. A Jardim firmou joint venture com a espanhola Francisco Segura.

A coordenadora de qualidade da empresa, Alessandra Rodeiro, disse que o endosso da Ford exigiu mudança de cultura e melhoria contínua. A metalúrgica tem laboratórios de design e engenharia para testar suas peças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;