Política Titulo Desfiliação
PTB paulista entrará na Justiça para pedir vaga de Rautenberg

Vereador andreense anunciou desfiliação da sigla para migrar para o PSDB; Campos condenou postura e chamou de ‘traição’

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Presidente paulista do PTB, o deputado Campos Machado garantiu ontem que o diretório estadual ingressará com ação na Justiça Eleitoral para cassar o mandato do vereador de Santo André Roberto Rautenberg ao saber pelo Diário do anúncio de que o correligionário pedirá desfiliação para migrar para o PSDB. Para o dirigente, a atitude do parlamentar “é de molecagem e mau-caratismo”. “Vamos requerer (a cadeira) por traição e infidelidade. O Rautenberg esquece que o mandato não pertence a ele. Pertence ao partido.”

Campos alegou que Rautenberg “não teve a honradez” de procurar as instâncias partidárias para comunicar a decisão – o parlamentar disse que a migração tem em vista candidatura ao Paço no ano que vem. Segundo o dirigente, tentativa de diálogo por aliança entre tucanos e petebistas ao páreo não vai evitar o posicionamento da executiva. “Não apoiamos traidores. Não existe a possibilidade. Respeito a Dinah Zekcer (presidente municipal), mas independentemente do que pensa a sigla na cidade, entraremos com o pedido (da vaga).”

O dirigente justificou que não há chance de recuo após sentir que Rautenberg apenas “utilizou a penetração do PTB” para se cacifar na disputa ao cargo. Campos elencou que projetou a campanha para o vereador ser candidato a deputado federal em 2014 – obteve 42 mil votos na ocasião – e deu o comando do departamento de defesa animal petebista no âmbito estadual. “Ele tinha prestígio. Só que usou para se aproximar de outras lideranças. Me surpreendeu, pois me parecia ser leal e sério. Pelo que percebi não estava lidando com um homem.”

Diante da movimentação, Rautenberg corre sério risco de perder a cadeira. De acordo com a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o partido interessado pode pedir a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Considera-se no caso a incorporação ou fusão do partido, criação de sigla, mudança substancial e desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal. O primeiro suplente do PTB é Pedrinho Botaro, que angariou 3.897 votos em 2012.

OUTRO LADO
Rautenberg se reuniu ontem com Dinah Zekcer para comunicar a saída. Embora a situação esteja conturbada no PTB, o PSDB na esfera local indicou satisfação. O coordenador regional do tucanato, Márcio Canuto, alegou que enxerga com “bons olhos” a entrada. “Não vejo que o momento não seja propício. Estamos às vésperas da eleição municipal e dentro do partido não há nomes para a disputar a Prefeitura. Buscamos nomes. Acho quadro interessante, com potencial. Posteriormente, discutiremos quem estará em melhores condições para concorrer (ao Paço).” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;