Nacional Titulo
Bispo diz que igreja deve rever celibato obrigatório
Do Diário OnLine
30/04/2002 | 11:07
Compartilhar notícia


O bispo Dom Angélico Sândalo Bernardino, responsável pelo setor de vocações e ministérios da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que o celibato obrigatório para sacerdotes deve ser revisto.

Dom Angélico, bispo de Blumenau, declarou que “ninguém pode ser forçado a ser celibatário”. O arcebispo emérito de São Paulo, dom PauloEvaristo Arns, também acredita que o assunto deve ser debatido pela igreja- ele defende o celibato como opção.

O bispo de Blumenau defendeu a abertura da igreja para homens casados como forma de aumentar o número de padres. Ele explicou que 70 mil comunidades eclesiais de base brasileiras estão sem sacerdotes, por causa do pequeno número de seminaristas- ele acredita que a obrigação do celibato causa este problema.

Pedofilia- O responsável pelas vocações da CNBB negou que o celibato seja um dos causadores da pedofilia entre sacerdotes católicos. “A maioria dos casos de pedofilia acontece dentro das residências, entre as crianças e seus parentes. A maioria dos pedófilos é casada, mas isso não é razão suficiente para impedir que cometam abusos. Estas são pessoas perversas, que têm algum tipo de patologia”, declarou.

Nos últimos meses a igreja católica tem sofrido com vários escândalos de padres pedófilos pelo mundo- especialmente nos Estados Unidos, onde bispos tentaram esconder os crimes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;