Esportes Titulo Acesso
Equilíbrio dita ritmo da A-2

Competição tem 20 clubes, sendo três da região, que
estão de olho em quatro vagas na elite do Paulistão

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
29/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Três equipes do Grande ABC – Santo André, São Caetano e Água Santa – e mais 17 com tradição no Estado estarão na luta por apenas quatro vagas na elite do Paulista. Esse é o cenário da Série A-2, que começa sábado com status de ser uma das mais disputadas dos últimos anos.

Com sistema de disputa idêntico ao de 2014, a Série A-2, assim como a A-1, tem como principal novidade no regulamento o limite de 28 jogadores que podem ser inscritos, sendo 25 de linha. Com isso, os atletas revelados nas categorias de base perderam espaço, já que as equipes não têm tempo para testá-los no profissional, preferem escolher atletas prontos e que podem corresponder a curto prazo.

Água Santa e São Caetano, por exemplo, contrataram mais do que um time de reforços. Já o Ramalhão aproveitou o elenco que conquistou a Copa Paulista no fim de 2014. Mesmo assim, trouxe seis peças. Os clubes sabem que, apesar de o campeonato contar com 19 rodadas, a chance de se recuperar com a bola rolando é pequena.

Uma das grandes novidades nesta temporada, o Água Santa entra na disputa com o moral elevado por ter conquistado dois acessos consecutivos nos dois anos de vida entre os profissionais do Estado – o clube foi fundado em 1981. Pesa contra justamente a falta de experiência, já que será a primeira investida do time na Série A-2.

Santo André é outro time cotado para beliscar o acesso, que escapou entre os dedos em 2014, quando terminou na sexta posição. Além da base mantida desde a última temporada, que garante entrosamento adequado, o clube fez contratações pontuais em posições carentes, conta com elenco homogêneo e bastante experiente.

Outro representante da região na disputa, o São Caetano é uma verdadeira incógnita. Outra vez o clube resolveu mudar tudo, usou poucos jogadores do elenco rebaixado no Brasileiro da Série C e foi ao mercado. A equipe confia no trabalho do técnico Luís Carlos Martins, que costuma montar bons times.

Do Interior são muitos os pretendentes ao acesso. Guarani,Ferroviária, Comercial e Mirassol contam não só com a experiência de terem disputado várias vezes a Série A-1, mas também com elencos recheados de jogadores experientes. O Bugre, por exemplo, tem o goleiro Neneca e o atacante Nunes, ambos ídolos no Santo André.

Quem também promete brigar na parte de cima da tabela é o Oeste de Itápolis, que integra a Série B do Campeonato Brasileiro. Paulista, Rio Branco, Guaratinguetá e Atlético Sorocaba também aparecem constantemente nas listas dos favoritos ao acesso.

Além do Água Santa, subiram da Série A-3 o Novorizontino, Independente e a Matonense, que apostam no entrosamento para surpreender. União Barbarense, Monte Azul, Velo Clube, Batatais e Catanduvense correm por fora. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;