Cultura & Lazer Titulo
Tadashi Endo apresenta espetáculos no Sesc Ipiranga
04/08/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Tadashi Endo vive na Alemanha há 40 anos. Foi na cidade de Göttingen que o coreógrafo e diretor japonês estabeleceu sua vida profissional. Mas, mesmo depois de tanto tempo, ele não deixou de se sentir um estrangeiro. Quando retorna ao país natal, conta, a situação não é muito diferente.

"No Japão, sou alemão. Na Alemanha, sou japonês. Sou sempre uma outra coisa", diz, oferecendo a chave para compreender seu novo trabalho. É a partir desse estado de intervalo que o bailarino criou Ma be Ma, coreografia que estreia hoje, no Sesc Ipiranga, em São Paulo, onde faz três apresentações. Desde junho, o mestre do butô ocupa um estúdio no bairro do Bexiga e lá ensaia, com bailarinos-atores brasileiros, os passos da obra em que tenta se aproximar do artista plástico Manabu Mabe, ele também um desterrado.

Em audições, que tiveram mais de 240 inscritos, escolheu 12 intérpretes. Quase todos muitos jovens. Um critério que teria lhe garantido o frescor e a disposição necessários para apenas resvalar no butô, sem se deter nele, e para passear por temas musicais tão distintos, como Besame Mucho ou uma canção pop de Michael Jackson.

Além de Ma be Ma, Endo apresenta, no sábado, uma outra coreografia no Sesc Ipiranga. Em Ikiru, que já passou por Salvador e Campinas, mas é inédita na capital paulista, o dançarino encena solo-réquiem no qual reverencia uma de suas grandes referências, a bailarina Pina Bausch, morta no ano passado.

Especial Tadashi Endo Dança. A partir de hoje, no Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822. Tel.: 3340-2000. Hoje a 6ª, às 21h; sáb., às 20h; dom., às 17h. Ingr.: R$ 12.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;