Setecidades Titulo Atraso
Associação promete brigar por moradias

Entidade diz que pretende acionar meios legais caso CDHU não retome obras em 30 dias

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
17/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Associação Amigos do Mutirão de Santo André ameaça ir à Justiça caso a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo não cumpra a promessa de retomar a construção de 60 moradias na Rua Okinawa, no bairro Paraíso. A obra está parada há cerca de dois anos e a estatal acusa a instituição de descumprimento de cláusula contratual, já que o empreendimento era viabilizado pelo Programa Parceria com Associações e Cooperativa.

"No dia 15 de janeiro teremos assembléia e depois disso tomaremos novas medidas se as obras não forem retomadas", afirmou o presidente da associação, José Nerivaldo de Araújo. "Não vamos desistir. Perdemos algumas batalhas, mas a guerra continua."

Segundo Araújo, o convênio foi assinado em 2002, com destinação de aproximadamente R$1 milhão, que seria liberado gradativamente, conforme o andamento das obras. Porém, em 2008, após erguer três andares do prédio, a associação comunicou à CDHU que não teria condições de concluir o projeto com a verba investida.

"A assessoria técnica que a gente tinha chegou e falou que não dava para continuar a obra porque o dinheiro não seria suficiente. A verba era de 2002, mas estávamos em 2008, e os valores de material eram diferentes. Então, decidimos entregar a obra para a CDHU, que prometeu fazer licitação em 90 dias para contratar empresa para finalizar a obra", afirmou.

A estatal confirmou a paralisação das obras e informou que a fundação, terraplenagem e muros de arrimo do empreendimento citado foram executadas e concluídas em 2006 pela entidade. De acordo com a CDHU, o contrato foi rescindido em fevereiro deste ano porque a associação não respeitou o cronograma e ainda apresentou prestação de contas inconsistente.

A companhia afirma que a entidade foi notificada, porém não apresentou recursos. Foi informado também que o processo de rescissão do contrato, iniciado em 2008, só foi concluído em 2011 por conta de tramitação judicial.

"Isso é mentira! Jamais houve descumprimento de contrato. Temos documentos que podem provar toda a verdade dessa história", revelou o presidente da associação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;