Política Titulo Unânime
Dilma prevalece no Nordeste

No primeiro turno, a presidente havia levado a melhor em oito dos nove Estados; ontem, ela triunfou em todos e levou 20,1 milhões de votos

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
27/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A presidente Dilma Rousseff (PT), reeleita ontem, deve sua vitória, em grande parte – 37% dos seus 54,5 milhões de votos – à região Nordeste, onde dominou em todos os nove Estados e venceu seu oponente Aécio Neves (PSDB) com diferença da preferência de 12,2 milhões de eleitores. No primeiro turno, ela havia conquistado oito Estados dessa localidade, ficando de fora apenas Pernambuco, onde Marina Silva (PSB) tinha levado a melhor – por influência do ex-presidenciável Eduardo Campos (PSB, morto em agosto) e duas vezes governador pernambucano.

O Estado nordestino onde Dilma mais conquistou votos, em termos percentuais, foi o Maranhão, com 78,76% (2,4 milhões de votos) e, em volume, a Bahia, com 5 milhões de votantes (70,16%). A petista também liderou as urnas na região Norte, com 43,9 milhões de votos, enquanto o tucano obteve 33,7 milhões.

Já Aécio foi o preferido nas regiões Sudeste (25,4 milhões contra 19,8 milhões de Dilma), Sul (9,6 milhões ante 6,7 milhões) e Centro-Oeste (4,3 milhões frente a 3,2 milhões).

BERÇO
Mais uma vez a presidente levou a melhor em Minas Gerais, onde seu rival Aécio foi governador e o segundo maior colégio eleitoral – diferença de 550,4 mil votos, com 5,9 milhões a favor da petista.

No Rio Grande do Sul, onde nasceu a presidente, ela perdeu para o ex-governador mineiro. Aécio conquistou 3,4 milhões de votos, 455.086 (15,18%) a mais que Dilma. No primeiro turno, ela havia levado a melhor, em disputa acirrada e vantagem de cerca de 100 mil eleitores.
No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral, a petista arrematou 807.095 (21,92%) de votos a mais do que o tucano, somando 4,4 milhões. No primeiro turno ela também havia sido a preferida no Estado.

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral, de novo Dilma perdeu para Aécio. O ex-governador conquistou a maioria dos votos – 64,31% –, totalizando 15,2 milhões e superando em 6,8 milhões (ou 80%) a presidente reeleita. Em termos percentuais, ele liderou em Santa Catarina, com 64,59% (2,4 milhões), Estado em que sua mulher, a ex-modelo Letícia Weber, morava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;