Cultura & Lazer Titulo
Bom humor também põe mesa em novo folhetim
Gabriela Germano
Da TV Press
18/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Para voltar a prender o público em frente à TV no conturbado horário das sete, a Globo acredita que rir é o melhor remédio. Beleza Pura, que substitui Sete Pecados na emissora, hoje, às 19h15, discute limites da estética e ética nas relações humanas, com boa dose de humor.

A autora estreante Andréa Maltarolli desenhou mocinha, vilã e galã engraçados. Opção fácil de entender, já que é supervisionada por Silvio de Abreu, responsável por cenas cômicas inesquecíveis. A oportunidade de fazer comédia foi o que mais atraiu Edson Celulari no bonitão Guilherme. “O horário pede novelas engraçadas. Estou adorando a idéia de fazer um mulherengo atrapalhado”, afirma o ator.

Junto com Regiane Alves, que interpreta a dermatologista Joana, ele forma o principal casal da novela. Viverão como gato e rato e serão infernizados por Norma (Carolina Ferraz), apaixonada pelo galã. A atriz vem de uma série de personagens espirituosas na TV e a primeira vilã da carreira a animou. “Estava louca para fazer uma malvada porque possibilita lidar com sentimentos diferentes dos nossos”.

Na trama, ela não desgruda da amiga Suzy (Maria Clara Gueiros), antes em Zorra Total e Minha Nada Mole Vida. Ela não é a única a migrar dos humorísticos para a trama. Bruno Mazzeo, de Cilada (Multishow), e Letícia Isnard, também de Minha Nada Mole Vida, são outros nomes que comprovam o tom histriônico.

Boa parte da história se passa em Niterói. Desde novembro passado, muitas externas têm sido gravadas lá. A equipe do diretor Rogério Gomes, o Papinha, produziu até uma cena na famosa ponte Rio-Niterói. A principal via que liga os dois municípios pôde ser interditada por apenas 5 minutos e o resultado será mostrado já nos primeiros capítulos. Alguns personagens também moram na Saúde, Centro do Rio.

O cenógrafo Alexandre Gomes construiu uma cidade cenográfica de 4.000 m² que conta com 26 prédios inspirados no bairro. O desafio é passar ao público a atmosfera do local. “Traduzir a vida do Centro pede que se vá além da cópia formal dos edifícios”, diz.

Como qualquer folhetim que se preze, a novela também tem drama. Nos primeiros capítulos um helicóptero projetado por Guilherme desaparece com cinco pessoas a bordo. A vida do engenheiro aeronáutico vira de cabeça para baixo. O profissional, vítima de conspiração, concretizar projetos dos supostos mortos. Entre eles, Sônia (Christiane Torloni), que inauguraria estética. “Não sei se os próprios acidentados estão envolvidos nessa armação”, diz Christiane, que também não sabe se voltará à trama. Em meio a esse furacão, o galã conhece a mocinha Joana. Ela está em busca de Sônia, sua mãe, que a abandonou em orfanato.

Clichês se mesclam a situações bastante inusitadas. Como as histórias das personagens do núcleo cômico. Zezé Polessa é a ex-chacrete Ivete Santos, que se tornou dona de um salão de beleza. Sua filha é a atirada Rakelli (Ísis Valverde). Ela mostra que herdou da mãe o dom do rebolado e sonha em ser dançarina do Caldeirão do Hulk. “É uma atirada, que tem sonhos de vida engraçados e quase impossíveis de realizar”, resume Ísis, que já apareceu bem coberta como a Ana do Véu de Sinhá Moça e agora vai se mostrar em um figurino micro.

QUEM É QUEM

Guilherme Medeiros (Edson Celulari) - Engenheiro aeronáutico bem-sucedido, tem vida confortável. Faz sucesso com as mulheres

Joana Amarante (Regiane Alves) - Dermatologista, foi abandonada pela mãe, Sônia, em orfanato. Se apaixona por Guilherme.

Norma Gusmão (Carolina Ferraz) - A vilã trabalha com Guilherme e se vinga quando é rejeitada. Ele a considera uma grande amiga.

Raul Freire (Leopoldo Pacheco) - Melhor amigo de Guilherme. Apaixonado por Norma, sofre com o seu desprezo.

Renato Reis (Humberto Martins) - Cirurgião plástico famoso. Apaixonado por Joana.

Sônia Amarante (Christiane Torloni) - Depois de abandonar Joana, casou e teve mais dois filhos. Viúva, quer abrir a clínica Beleza Pura. Desaparece no início da trama.

Klaus (Rafael Cardoso) - Filho de Sônia, namora Luiza. Se envolve também com a rival da garota, Fernanda.

Dominique (Polliana Aleixo) - Caçula de Sônia. Madura para a idade, aprendeu a se virar com as ausências da mãe.

Helena Astragão (Mônica Martelli) - Batalhadora mulher do sonhador Mateus. Quando ele some, se disfarça e assume o lugar dele no trabalho.

Mateus Astragão (Rodrigo Veronese) - Farmacêutico, deseja inventar algo que lhe dê dinheiro para tratar Hugo, o filho doente.

Hugo (David Lucas) - Filho de Helena, é triste por causa da doença.

Ivete Santos (Zezé Polessa) - Ex-chacrete, se orgulha disso. Dona do salão Belezoca, economiza para abrir clínica em bairro nobre.

Rakelli (Ísis Valverde) - Filha de Ivete, é manicure no salão. Namora o pedreiro Robson.

Anderson (Paulo Vilela) - Preguiçoso, implica com a irmã Rakelli. Apaixonado por Luiza.

Betão Martins (Rodrigo Lopez) - Maquiador no salão. Cresceu no mesmo orfanato que Joana e é seu melhor amigo.

Meu Bem (Letícia Isnard) - Empregada de Guilherme. Cuida dos filhos de Sônia, que estão sempre na casa de seu patrão.

Erik Jensen (Pedro Brício) - Marido explorador de Meu Bem. Dinamarquês, veio para o Brasil depois de confusão.

Assumpção (Bia Montez) - Mãe de Meu Bem. Trabalha como acompanhante de idosos e tenta arrumar emprego para Erik.

Débora Borges (Soraya Ravenle) - Dona de casa, fica perdida depois de perder o marido, Alex. Se apóia em Eduardo.

Alex Borges (Guilherme Fontes) - Ginecologista especializado em estética. Antes do acidente, planejava publicar livro.

Fernanda (Monique Alfradique) - Filha de Alex, dá valor às aparências. Implica com a colega Luiza, com quem disputará Klaus.

Eduardo Passos (Antonio Calloni) - É pouco ambicioso, ao contrário da mulher, Márcia. Depois que ela morre, não consegue se entender com a filha Luiza.

Márcia Passos (Helena Fernandes) - Jornalista de moda e beleza. Muito amiga da filha.

Luiza (Bianca Comparato) - Por se achar feia, é tímida e insegura. A rivalidade com Fernanda piora por causa de seu namorado, Klaus.

Olavo Pederneiras (Reginaldo Faria) - Milionário vaidoso e arrogante. Comanda o helicóptero que desaparece.

Robson Silveira (Marcelo Faria) - Pedreiro humilde. É primo distante de Olavo e seu único herdeiro.

José Henrique Pinto (Bruno Mazzeo) - Advogado e secretário particular de Olavo. Se considera seu verdadeiro herdeiro.

Sheila Cabral (Carol Castro) - Namorada de José Henrique. Humilde, erra as palavras e é sempre corrigida.

Suzy Rocha (Maria Clara Gueiros) - Rica e fútil. Melhor amiga de Norma. Guarda grande segredo: já foi pobre e enriqueceu depois de dar golpe no primeiro marido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;