Fechar
Publicidade

Sábado, 23 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Motoristas ignoram faixa de ônibus na Barão de Mauá

Via registra, em média, sete multas por invasão ou estacionamento proibido diariamente


Daniel Macário
Especial para o Diário

10/10/2014 | 07:00


A três meses de completar um ano de funcionamento, no dia 26 de dezembro, a primeira faixa exclusiva de ônibus de Mauá ainda registra desrespeito por parte dos motoristas. Instalada na Avenida Barão de Mauá, teve, de janeiro a setembro, 1.897 multas aplicadas por invasão e estacionamento em horários proibidos.

Os números obtidos junto à Prefeitura mostram que sete veículos são multados por dia no trajeto. Levando em consideração o horário de funcionamento da faixa, das 5h às 8h no sentido Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro, apenas durante os dias úteis, é possível observar que um veículo é multado a cada hora.

Apesar de os números já serem altos, a equipe do Diário constatou ontem que o desrespeito é ainda mais frequente. Em 15 minutos de observação fixa em frente ao Supermercado Coop, das 7h45 às 8h, foram 44 veículos flagrados trafegando na faixa exclusiva de ônibus no sentido Centro.

Morador da região, Oscar Milton relata que a ausência de câmeras agrava ainda mais o problema. “Algo que me chama a atenção no trânsito é a falta de fiscalização. Exemplo disso é que, todos os dias, há carros e motos na faixa exclusiva para ônibus.”

Residente do Jardim Alto da Boa Vista, a jovem Verena Hortega utiliza um dos ônibus que passam pela faixa exclusiva diariamente. Apesar das mudanças, ela demonstra descontentamento com os resultados. “Os motoristas não deveriam invadir, e invadem. Os ônibus demoram muito para chegar no terminal, com a implantação da faixa achei que iria melhorar, mas isso não aconteceu, infelizmente.”

Apesar das declarações, a administração municipal avalia que houve melhora significativa no tempo de trajeto nos horários de vigência da faixa exclusiva de ônibus. De acordo com levantamento feito pela Prefeitura, o trajeto por toda a avenida, que levava 35 minutos, agora é feito em 15 minutos.

Questionado sobre a fiscalização do local, o Executivo informou que até o fim do mês serão instaladas câmeras de monitoramento.

AMPLIAÇÃO

Sobre a declaração do secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque, de que projetava a ampliação da faixa exclusiva de ônibus para a Avenida Castelo Branco para o mês de agosto, a administração pública do município declarou ainda estar em fase de estudos para estender o modelo para outras vias.

Apesar de o Paço Municipal avaliar positivamente a experiência da faixa exclusiva na Avenida Barão de Mauá, o projeto de expansão não tem data de início para as demais regiões.   



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;