Setecidades Titulo Desafio de Redação
Efeito nocivo das drogas para o coração é tema de palestra

Cardiologista do Hospital Brasil orientou alunos da rede estadual de Ribeirão Pires

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
10/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O efeito nocivo do álcool e das drogas para o coração foi um dos temas mais abordados pelo cardiologista do Hospital Brasil, da Rede D’or, Cleber Mazzaro durante palestra realizada na tarde de ontem para estudantes da EE Professora Maria Pastana Menato, no Jardim Santa Luzia, em Ribeirão Pires. Este foi o oitavo dos 14 encontros previstos no Desafio de Redação.

Durante cerca de uma hora, os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 16 anos, puderam conhecer mais sobre o sistema cardiovascular e tirar dúvidas. “É sempre bom saber sobre as drogas. Tanto para não usar quanto para aconselhar amigos que estejam envolvidos”, garante a aluna Sofia do Carmo Moreira, 14 anos.

De acordo com o especialista, assim como o cigarro, as drogas ilícitas como maconha, crack e cocaína aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial do indivíduo durante o consumo. “Além disso, as drogas causam dependência e estragam o organismo”, destaca.

Outras questões, como a importância da alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas, também foram discutidas. “Um estilo de vida com consumo moderado de sal, gordura e álcool e longe do cigarro evita a hipertensão”, destaca Mazzaro.

Para a estudante Flávia Thomaz Aleixo, 15, foi surpreendente aprender que o sal é um dos principais vilões das refeições. “Amo tempero e fast food. É um pouco triste saber que faz mal”, revela.

A dica do cardiologista é diminuir a quantidade de sal no preparo dos alimentos e não incluir o sódio na refeição já pronta. O mesmo vale para o açúcar. “Com o tempo vamos nos acostumando com o sabor e passamos a não sentir falta”, garante.

A diretora da unidade de ensino, Regina Lúcia Santana, afirma ainda que a palestra vai ao encontro do projeto pedagógico da escola, que prevê a realização de encontros para fomentar a prevenção de diversos problemas do dia a dia a partir da informação. “Os jovens de hoje não podem falar que se envolveram com algo errado por falta de conhecimento sobre o tema”, considera.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias e do Hospital Brasil.

Estudantes relacionam saneamento básico e saúde

Alunos de Mauá que participaram ontem do Desafio de Redação, com o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro, lembraram da importância do saneamento básico. “Usei rimas para escrever sobre os problemas que temos e que envolvem a qualidade de vida. Um exemplo é o saneamento básico, que falta em muitos lugares e isso causa doenças”, disse o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da EE Vila Magini 2 Cainã Guedes, 15 anos.

A falta de áreas de lazer é vista como uma das causas que levam à lotação dos hospitais, já que não há prevenção de doenças. “Os mais jovens fazem atividades dentro da escola porque não têm opção” disse o estudante do 9º ano Vinícius Rosario, 13.

Antes de realizar as provas, os alunos da escola debateram o tema. “Os jovens escreveram bastante sobre drogas e sobre a prevenção de doenças que, para eles, é melhor que enfrentar filas em hospitais”, destacou a professora de Português Keli Cristina Braz Loro. (Renata Rocha - Especial para o Diário)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;