Cultura & Lazer Titulo Fotografia
Escadas inspiradoras
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
09/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A arquitetura, quando bem explorado seu viés artístico, proporciona cenários e composições de extrema beleza. Com este olhar, a fotógrafa e arquiteta Patrícia Cardoso mirou sua câmera e buscou os melhores ângulos formados por degraus em diversos pontos da Capital. O resultado está no livro Arquitetura Pelas Escadas (Estação Liberdade, 128 págs., R$ 39).

A obra traz cerca de 60 imagens e rampas dos mais diversos estilos e épocas. Remetem ao passado em escadarias e caracóis, e trazem de volta ao presente, em traços simétricos como bons exemplares da arte abstrata.

A intenção da artista é a de levar o leitor por um passeio por São Paulo. Visita o Museu Paulista, no Ipiranga, obra de 1883. Passa pelo trabalho de Lina Bo Bardi, de 1957, no subsolo do Masp (Museu de Arte de São Paulo). Chega ao moderno caracol da Livraria da Vila, do Shopping Cidade Jardim, concebido por Isay Weinfield, em 2008.

"Patrícia Cardoso captura a expressão das construções e faz portraits de arquiteturas. Neste ponto, seu trabalho está mais próximo de Annie Leibovitz, Richard Avedon ou Bob Wolfenson do que de Sebastião Salgado. Isso porque Patrícia não busca retratar a expressão anônima: ela fotografa pedaços de obras com pedigree, ou seja, aquelas que contam um pouco da história da arquitetura de São Paulo, sua cidade natal", diz trecho do posfácio assinado pelo arquiteto Fernando Serapião.

A fotógrafa alcança belos ângulos. E diz que foi se afeiçoando por cada uma das escadas e rampas à medida que ouvia relatos sobre sua arquitetura. Afirma que as informações influenciaram o foco. O resultado agrada pelos detalhes, luzes e cores em convívio harmonioso e belo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;