Turismo Titulo Festival da Truta
Truta à Mantiqueira
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
19/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante todo o ano, a paulista Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, vive à sombra da badalação na vizinha Campos do Jordão. É comum o turista dormir na cidade - que dispõe de opções de hospedagem relativamente mais em conta, ainda mais no inverno -, praticar alguma atividade de aventura por ali e depois passar o resto do dia curtindo as lojas, barzinhos e restaurantes do município ao lado. Até o dia 12, no entanto, o fluxo entre os dois destinos deverá apresentar uma inversão no sentido por conta da nona edição do Festival da Truta.

No ano passado, cerca de 20 mil pessoas passaram por Santo Antônio do Pinhal só para participar do evento. Durante um mês, restaurantes e estabelecimentos credenciados oferecerão pratos à base do peixe pelo preço fixo de R$ 18,90. Além das receitas em comum, alguns locais também oferecerão pratos especiais, mais sofisticados, como a truta ao molho de maracujá e o peixe fresco.

Típica de regiões montanhosas, a truta não sobrevive se as águas de seu hábitat não forem frescas, cristalinas e muito bem oxigenadas. O resultado é que ela passa a funcionar como termômetro para indicar o nível de preservação da natureza local. Não à toa, Santo Antônio do Pinhal tem se consolidado como importante destino para os turismos ecológico e de aventura.

Um dos destaques fica por conta do Pico Agudo, que recebeu no fim de semana a primeira etapa do Campeonato Paulista de Voo Livre.

Situado a nove quilômetros do centro da cidade e com 1.700 metros de altitude, o pico é o único da América Latina a proporcionar uma vista de 360 graus, permitindo avistar desde a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, até São José dos Campos e a Basílica de Aparecida, no Vale do Paraíba.

Para quem nunca praticou a atividade na vida, monitores se encarregam de conduzir o equipamento em voos duplos - de asa delta ou parapente - ao custo médio de R$ 180.

Outras opções de adrenalina são o rapel na pedra do Monjolinho (de 80 metros); o cascading na Cachoeira do Lageado e o arvorismo com tirolesa no Jardim dos Pinhais, onde um botânico acompanha os visitantes por oito jardins temáticos montados com plantas de diversas partes do mundo.

INFORMAÇÕES

Associação Comercial e Turística de Santo Antonio do Pinhal - (0xx12) 3666-1444.

Site: www.acasap.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;