Esportes Titulo Natação
Phelps faz história ao superar Spitz
Por Da AFP
17/08/2008 | 01:33
Compartilhar notícia


O nadador norte-americano Michael Phelps entrou definitivamente para a história dos Jogos Olímpicos ao conquistar neste domingo a oitava medalha de ouro em Pequim-2008. Assim, ele superou o recorde de primeiros lugares em uma única Olimpíada, que pertencia a seu compatriota Mark Spitz, com sete vitórias em Munique-1972.

Phelps ampliou ainda mais o recorde de atleta com a maior quantidade de ouros em Jogos Olímpicos, já que neste domingo conquistou a 14ª medalha dourada de sua carreira no evento. "Minha participação nos Jogos foi uma montanha russa, mais que diversão. O mais importante é, como disse ontem (sábado), que nada é impossível, você só precisa de imaginação", disse.

"Não sei o que sentir agora, tenho tantas emoções em minha cabeça, tanta excitação. Agora só quero ver minha mãe", acrescentou.

A oitava medalha de ouro veio no revezamento 4x100 m quatro estilos, com direito a novo recorde mundial, 03min34s29. O jovem de Baltimore foi o terceiro a cair na piscina, com o estilo borboleta, no qual deixou os americanos em boa posição para a vitória na última perna da prova, o estilo livre, a cargo de Jason Lezak.

"Fizemos um sólido esforço de equipe e mostramos unidade. Esta é a equipe mais unida que tivemos nos três Jogos que participei", disse Phelps.

Antes da prova do revezamento 4x100 m quatro estilos, Phelps já havia conquistado a medalha de ouro nas finais dos 100 metros borboleta (50s58), dos 200 metros livre (1min42s96), dos 200 metros borboleta (1min52s03), dos 200 metros medley (1min54s23), dos 400 metros medley (4min03s84) e nos revezamentos 4x100 metros livre (3min08s24) e 4x200 metros livre (6min58s56).

Com exceção dos 100 metros borboleta, em todas as provas obteve o recorde mundial em Pequim.O nadador de 23 anos já havia chegado à China com seis medalhas de ouro e duas de bronze, conquistadas em Atenas-2004.

Com a vitória neste domingo, Phelps aumentou sua marca para 14 ouros e dois bronzes em Jogos Olímpicos, depois de ter se tornado na última quarta-feira o atleta com mais medalhas douradas da história das Olimpíadas.

Ele superou atletas da categoria do finlandês Paavo Nurmmi, os americanos Carl Lewis e Mark Spitz e a soviética Larissa Latynina, todos com nove ouros.

Além disso, ampliou a vantagem na lista de medalhistas da história da natação olímpica, que antes de Pequim era ostentado por sua compatriota Jenny Thompson, com 12 medalhas entre os Jogos de Barcelona-1992 e Atenas-2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;