Política Titulo São Caetano
Ex-adversário, Morando se aproxima de Pinheiro
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
16/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) deu início à aproximação ao prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), ontem, ao oferecer emenda de R$ 100 mil do Orçamento estadual. O recurso será destinado para a Pasta de Planejamento e Gestão, porém, deve ser remanejado para o setor de Saúde no abastecimento de medicamentos da rede pública, segundo o chefe do Executivo.

Aliado do ex- prefeito e secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), Morando seguiu o posicionamento de sua sigla na eleição passada e trabalhou pela principal rival de Pinheiro, a petebista Regina Maura Zetone. Presente na campanha governista, o deputado chegou a reforçar o coro de que o peemedebista contava com apoio velado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

"A eleição foi um processo político que se encerrou e o povo escolheu o Paulo Pinheiro. Temos um pensamento moderno, não existe mais revanchismo. Tenho obrigação em apoiar esse governo", declarou o parlamentar.

Como São Caetano não conta com representantes na Assembleia Legislativa, o deputado se colocou à disposição do prefeito para representar os interesses do governo junto ao Palácio dos Bandeirantes. "O valor da emenda não é muito alto, mas me comprometo a trabalhar pela cidade e por convênios. Já conversei com o (chefe da Casa Civil) Edson Aparecido e ele se dispôs a ajudar. Se depender de mim, o Sallum (Kalil Neto, secretário de Saúde) vai ser freguês do governo estadual", completou.

Pinheiro voltou a citar o deficit financeiro herdado de Auricchio, que, segundo ele, gira em torno de R$ 300 milhões e prometeu dar o valor exato em dez dias. "Agradeço (à emenda) e vou pedir ajuda de todos os deputados amigos da região. Além das emendas, vamos cobrar convênios, principalmente na área da Saúde. Nós vamos precisar de auxílio do Estado e da União", comentou o prefeito.

 

CENÁRIO

Na região, Morando tem rivalizado, principalmente, com o também deputado estadual Alex Manente (PPS), ambos de São Bernardo. No pleito de 2010 em São Caetano, o tucano contou com apoio dos vereadores Jorge Salgado (PTB) e Fabio Palacio (PR) contra adesão de Auricchio à campanha do popular socialista. O placar foi de 10.040 a 8.971 votos para Alex.

Para a disputa de 2014, Pinheiro planeja lançar um candidato oriundo do PMDB. Entre os mais cotados estão dois filhos do prefeito: Paulinho Pinheiro e a assessora política do Paço, Gica Pinheiro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;