Cena Política Titulo
Só mais uma distorção num País desvirtuado
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
16/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A temporada de sessões solenes para homenagear políticos com títulos de cidadão das cidades do Grande ABC foi aberta com entrega da honraria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dia 30 de abril, em Santo André. Depois disso, a Câmara andreense aprovou a deferência ao ex-ministro da Saúde e pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. A autoria do projeto é da vereadora Bete Siraque (PT). O secretário estadual de Saúde, David Uip, também será homenageado. A proposta avalizada é do parlamentar Edson Sardano (PTB). Não há data para realização das sessões solenes. Em São Bernardo, o pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes pelo PSD, Gilberto Kassab, recebe título de cidadão no dia 29. A propositura é do vereador Fábio Landi (PSD). É legítima a intenção de homenagear figuras políticas. Muitas têm trabalho sério e merecem o reconhecimento. O problema é que esses eventos são regados a discursos eleitorais. Nas falas, são comuns citações de aliados e críticas a adversários. Só não pedem votos abertamente. São plenárias pagas com dinheiro público, oriundo dos impostos das pessoas e empresas. Os títulos de cidadão foram concebidos para agradecer munícipes que colaboram com o desenvolvimento de seu bairro, de seu município. Hoje, é uma ferramenta do Legislativo para fazer média. Dos políticos para os políticos. Só mais uma distorção de um País desvirtuado.

Ministro?
Movimentos de luta por moradias e melhoria na Saúde fizeram ato ontem na Câmara de Diadema. O vereador Atevaldo Leitão (PSDB) aproveitou para fazer média com Márcio da Farmácia (PV-foto). Disse que, se Aécio Neves (PSDB) for eleito presidente, o verde tem potencial para assumir o Ministério da Saúde. Muita gente ficou com interrogação na cabeça.

Caso e descaso
O evento ‘Ditaduras no Cone Sul – 50 anos depois’, realizado em Santo André nos dias 9, 10 e 11, teve balanço positivo, segundo a organização, com presença maciça de jovens. Relataram suas experiências, por exemplo, o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo e João Vicente Goulart, filho do presidente do Brasil João Goulart, o Jango, deposto pelo golpe de 1964. A nota negativa foi o descaso dos políticos, que não levaram a sério o seminário e continuam olhando para os próprios pés. Exceção feita ao prefeito Carlos Grana (PT), chamado de “o prefeito socialista do Grande ABC” pelos organizadores.

Beatlemania
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), inaugurou ontem semáforo de pedestre na Avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim. Por si só o evento já era inusitado. Mas tomou maiores proporções com a foto divulgada, em que o verde aparece atravessando a via, ao melhor estilo da histórica capa do 12º e penúltimo álbum da banda The Beatles, lançado em 1969, em que os jovens britânicos atravessam a pacata Rua Abbey Road.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;