Setecidades Titulo Na 1ª chamada
UFABC preenche 78,5% das vagas na primeira chamada

Pró-reitor considera índice alto; resultado da segunda chamada será divulgado na segunda-feira

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
23/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A primeira fase de matrículas da UFABC (Universidade Federal do ABC) terminou com 78,5% das vagas ofertadas preenchidas por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Das 1.960 oportunidades oferecidas pela instituição, 1.538 foram ocupadas por estudantes que atingiram pontuação necessária na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2013.

A média de vagas ocupadas é melhor do que a registrada no ano passado, quando 23,8% dos candidatos chamados na primeira fase do Sisu desistiram de se matricular na instituição de ensino. Em 2012, no entanto, 79,5% dos candidatos selecionados efetuaram matrícula na UFABC.

Para o pró-reitor de graduação da UFABC, Derval dos Santos Rosa, o número de matrículas realizadas na primeira chamada do SiSU é considerado alto. “É difícil avaliar se esses alunos que não preencheram as vagas optaram por outras universidades, porque o SiSU ainda não nos deu essa informação e não temos esse diagnóstico”, observa.

A UFABC oferecerá cerca de 420 vagas para candidatos na segunda chamada do SiSU. “Ainda temos 196 pendências, que são análises de candidatos que entraram na universidade pelo critério socioeconômico”, explica Rosa.

O resultado da segunda chamada do SiSU será divulgado na segunda-feira e os candidatos têm prazo até o dia 7 de fevereiro para participar da lista de espera. As matrículas da segunda chamada serão realizadas entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Neste ano, a universidade recebeu 20.282 inscrições, número 30% menor que o registrado em 2013, quando houve 26.392. Metade das vagas é destinada a estudantes egressos de escola pública e há também reserva para pretos, pardos e indígenas, para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário – mínimo e também para pessoas com deficiência.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;