Economia Titulo Previdência
Portabilidade exige pedido de troca de conta bancária na agência do INSS

Para evitar fraudes, aposentado que quiser transferir o benefício de banco terá de solicitar pessoalmente

Por Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
19/01/2014 | 07:07
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A publicidade da Caixa fez o aposentado Jair Crescioni, 57 anos, repensar sua relação com o banco em que tinha conta desde 1992. “Todo mês vinha R$ 38 de desconto no meu extrato de tarifa de uso da conta. Em um ano, são R$ 456 que vão embora. Por isso, fui procurar um banco que não me cobrasse tarifa, como é o caso da Caixa”, diz o aposentado, que também estava de olho nas taxas mais baixas oferecidas pela instituição para outras operações financeiras. “Não tenho planos de fazer, mas a taxa do consignado lá é bem atraente”, observa.

Diante de tantas vantagens, Crescioni decidiu por abrir uma conta em agência de Santo André. “O processo não foi assim tão fácil, teve dia em que fui lá e o sistema estava fora do ar. Finalmente, consegui assinar o contrato da conta no dia 12 de dezembro. No mesmo ato, assinei o pedido de transferência do meu benefício para a conta nova”, relata o tecnolólogo em metalurgia. “Por sorte, não encerrei minha conta antiga. Neste mês o meu pagamento ainda caiu lá”, desabafa ele, que estranhou a demora para que seu cartão de débito da conta da Caixa chegasse pelos Correios, e procurou o banco.

Insatisfeito com a resposta recebida do atendente, ele procurou a equipe do Diário, que entrou em contato com a Caixa e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para obter informações sobre o procedimento correto para fazer a portabilidade do benefício para uma conta diferente da que está recebendo.

O INSS informou que, quando o segurado quer transferir sua conta de recebimento do benefício de uma instituição bancária para outra, é preciso que ele se dirija à agência do INSS responsável pelo seu pagamento e solicite essa mudança. “A partir daí, o instituto fará a atualização dos dados cadastrais e, via sistema, providenciará a transferência dos créditos e de eventuais descontos (como parcelas de empréstimo consignado) para o novo banco”.

Segundo Crescioni, a justificativa para a exigência de comparecimento pessoal informada pelo atendente do telefone de informações do INSS, o 135, é a segurança contra fraudes, já que uma conta poderia ser aberta em nome dele sem que ele soubesse. Já o banco respondeu que, “sobre a portabilidade do crédito do benefício do INSS para conta aberta na Caixa, houve acatamento pelo órgão em dezembro de 2013 e, após a autorização do INSS, o crédito ocorre por volta de 60 dias, seguindo diretrizes daquela entidade. Neste sentido, o crédito de janeiro/2014 ocorreu ainda na conta anterior e, o primeiro crédito na Caixa, ocorrerá em fevereiro de 2014”.
 




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