Setecidades Titulo Educação
Estudantes devem começar
o ano letivo sem uniforme

Diadema e Santo André ainda não finalizaram
licitação; atraso afeta cerca de 55 mil crianças

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Cerca de 55 mil alunos da rede municipal de Educação de Santo André e Diadema deverão iniciar o ano letivo sem receber uniforme escolar. As duas prefeituras ainda não finalizaram as licitações para compra dos kits. Em ambas as cidades, a previsão é de que as aulas sejam iniciadas ainda neste mês. O número equivale a cerca de 27,5% do total de estudantes atendidos pelo Grande ABC, cerca de 200 mil.

Em Santo André, o Executivo lançou no fim de outubro processo licitatório para a compra de peças de roupas para cerca de 25 mil crianças e jovens. A concorrência, no entanto, foi suspensa após determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado). “Já respondemos aos questionamentos feitos, mas ainda não obtivemos resposta. Assim que eles se manifestarem, vamos cumprir as orientações apresentadas”, comentou o prefeito Carlos Grana (PT). Segundo o mandatário, a previsão é que os uniformes sejam entregues aos alunos entre o fim de março e o início de abril. No ano passado, os kits também foram entregues em abril.

Os cerca de 30 mil estudantes da rede municipal de Diadema também correm o risco de iniciar as aulas sem receber o material. O Executivo ainda não finalizou a licitação para a compra das vestimentas, e a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas só deve ocorrer no dia 21 – poucos dias antes do início do ano letivo. A Prefeitura foi procurada pela equipe do Diário, mas não informou qual é a previsão de finalização do processo nem qual será o investimento aplicado.

Impasse envolvendo a licitação para a compra de uniformes em São Bernardo também pode atrasar a entrega na cidade. A empresa Capricórnio S/A, acusada pelo Ministério Público do Paraná de envolvimento em cartel, venceu o certame e o processo é contestado por vereadores de oposição. Ainda não foi concluído o prazo para apresentação de recursos. Caso haja questionamentos, a assinatura do contrato pode exceder o período de início das aulas.

Mauá e Ribeirão Pires garantiram que as vestimentas estarão disponíveis aos alunos assim que começar o ano letivo. A Prefeitura de Rio Grande da Serra informa que não oferece os kits para os matriculados na rede municipal. Já a Secretaria de Educação de São Caetano não se manifestou até o fechamento desta edição sobre a data de entrega.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;