Memória Titulo
Rino Tomei e uma sugestão ao São Caetano EC

O personagem central da Memória deste domingo nos foi apresentado por José Riotto, de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O personagem central da Memória deste domingo nos foi apresentado por José Riotto, de Santo André.

* * *

Memória de hoje apresenta e homenageia Rino Tomei, cracão de bola, um dos esteios do profissionalismo do São Caetano EC na primeira metade da década de 1950. Ao se casar, em 1952, Rino mudou para Santo André. Continuou a jogar no São Caetano, mas depois perdeu o contato com o clube.

Por isso, Memória dirige-se à diretoria do São Caetano EC: Rino Tomei nem sabe onde o clube está localizado. No seu tempo de jogador frequentava a sede da Rua Perrella. Nunca esteve na sede atual da Rua Ceará. Seria uma alegria muito grande para ele retornar ao clube alvinegro que defendeu com tanto amor. Vamos atender a essa vontade sua?

Rino Tomei passou toda a adolescência e parte da juventude em São Caetano. Sua família aqui chegou quando ele tinha 12 anos de idade. O caçula de cinco irmãos.

O futebol o levou para importantes indústrias do Grande ABC. Todos o queriam como almoxarife, mas no fundo o que disputavam era o seu passe de atacante que vencia as defesas e que armava jogadas para os companheiros. Foi assim que ingressou na General Motors, de onde foi gentilmente cedido ao profissional do São Caetano - como está contado no nosso livro dos primeiros 89 anos do SCEC, com prefácio do são-caetanense Oswaldo Lavrado.

Quando escrevemos o livro não sabíamos por onde o Rino andava. Todas as citações do seu nome foram tiradas dos jornais da época. Outro dia, na simplicidade dos seus 81 anos a caminho dos 82, Rino Tomei apareceu na redação. Não tinha ainda o livro do São Caetano.

Prometemos arranjar-lhe um exemplar na semana seguinte, quando o visitamos em sua casa, no Jardim Progresso. Em retribuição, Rino nos emprestou 15 fotos e meia dúzia de jornais da época. Das suas histórias e acervo nos valeremos para pôr mais São Caetano em Memória. Mesmo porque julho é o mês do aniversário oficial da cidade.

FOTO
Rino é carregado. Herói do jogo na Rua Javari, campo do Juventus, quando marcou três gols na vitória do São Caetano frente ao Taubaté, o que deu ao seu time o direito de disputar as finais do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Era 8 de fevereiro de 1953, um domingo. "O chão do vestiário ficou coberto com 20 centímetros de confete", rememora Rino. E o primeiro dos três gols foi fotografado e ganhou as páginas de A Gazeta Esportiva, com reprodução no Jornal de São Caetano.

LINHA DO TEMPO
1º de setembro de 1927 - Rino Tomei nasce na usina de açúcar dos Morganti, a Usina Tamoio, em Araraquara.
1939 - Sua família chega a São Caetano: os pais João Tomei e Carmem Sanches; e os filhos Orlando, Carlos, Selide, Rina e Rino.
1951 - Rino casa-se com Maria Aparecida Bittar.
1952 - O casal muda para a Vila Curuçá, em Santo André.
1960 - Já com a filha Marli, nova mudança, agora para o Jardim Progresso, onde está até hoje, ao lado da filha, do genro Adailton Araújo, dos netos Fernando, Flávia e Daniel e dos bisnetos Felipe e Giovana.
1975 - Rino Tomei participa da fundação da torcida Gaviões da Fiel, já que o Corinthians é uma das paixões de sua vida - pelo Timão, conheceu os principais estádios brasileiros. Não perde um jogo até hoje, claro que agora mais pelo rádio e TV.

AMANHÃ NA COLUNA
De volta ao Estádio da Rua Paraíba e um reencontro com os craques Elio Bernardi, Wilson Apolônio, Narciso (goleiro), Elzo Lazzuri...

Os amigos de Rudge Ramos

Mais cinco nomes dos que participaram da confraternização dos veteranos do bairro em 27 de junho: Ademir Cavalieri, Adilson (Guaran), Adriano Vilierme, Airton Albino e Alcides Thomé.

Universitários de Jornalismo da Metodista e da Uniban: nomes como estes são fontes seguras para compreender a formação e transformação do antigo bairro dos Meninos no Rudge Ramos de hoje. Amanhã mais cinco nomes.

Domingo, 19 de julho de 1959

Sindicalismo - Termina a greve da Tecelagem Santo André; 87 dias de paralisação.

Esportes - Primeiro de Maio, o primeiro campeão de futebol de salão do ABC.

Futebol - Mazzola é fotografado por Beltran Asêncio em São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 19 de julho de 1979

Manchete - Governo cria Ministério para desburocratização

Editorial - Voto de confiança ao presidente da Cetesb (Marcel Preotesto, de São Bernardo).

Tempo - Frio de quatro graus abaixo de zero provoca geada em Ribeirão Pires e afeta 80% da produção de legumes e verduras.

Futebol - Jogos de ontem da Intermediária com times do ABC: em Santos, Portuguesa Santista 1, Santo André 0; no Baetão, Aliança 1, Paulista 1; no Estádio Lauro Gomes, Saad 2, Taubaté 4.

Música - Tato Fischer apresenta o musical Começando (Tudo Outra Vez), dias 20, 21 e 22 no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Anúncio - "Todo mundo tem uma Bruna (Lombardi) ou um Bruno para pegar com uma Câmara Kodak Xereta".

HOJE

Dia da Caridade e Dia Nacional do Futebol.

SANTOS DO DIA

Adolfo, Arsênio, Áurea e Símaco.

ALMANAQUE

José Maria de Figueiredo

Nascimento: Alijo Favaios, Portugal, 19 de julho de 1878.
Vereador: 1926 a 1930.
Falecimento: Ribeirão Pires, 19 de julho de 1935.

André Justo Mascotto

Nascimento: Santo André, 19 de julho de 1925.
Vereador: 1973 a 1983.
Partidos: MDB e PMDB.
Falecimento: Santo André, 1º de junho de 1994.

Claudio Malatesta

Nascimento: Santo André, 19 de julho de 1954.
Vereador: 2005 até hoje.
Partido: PT.

Itamar Fernandes

Nascimento: Maringá (PR), 19 de julho de 1952.
Vereador: 2005 a 2008.
Partidos: PL, DEM e PSB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;